• Blog
  • 6 maneiras infalíveis de organizar os estudos

6 maneiras infalíveis de organizar os estudos

Blog

6 maneiras infalíveis de organizar os estudos

6 maneiras infalíveis de organizar os estudos

Estudar para um concurso ou uma prova importante que engloba um grande conteúdo é uma tarefa árdua e requer concentração, dedicação e, principalmente, organização. Afinal, é muito fácil se perder no meio de tantos assuntos e se esquecer de focar exatamente nos conteúdos mais importantes. Por isso, é fundamental ter uma estratégia para se manter concentrado nos estudos e conseguir vencer a maratona dos livros. Ter um plano te ajudará a estudar tudo o que seja necessário de maneira eficiente e ainda te dará confiança para fazer a prova da melhor forma possível. Conheça algumas dicas e estratégias para organizar os estudos e ter o melhor resultado em qualquer exame.

1. Defina sua rotina de estudos

O primeiro passo para organizar os estudos é definir qual será sua rotina. Descubra quanto tempo você tem disponível por dia para estudar e estabeleça horários de estudos diários. Pode ser a mesma hora todos os dias ou horários variáveis, dependendo de outros compromissos que você tenha também (como trabalho ou atividades domésticas, por exemplo). É importante estabelecê-los e cumpri-los como forma de manter o hábito de estudo. Também é importante saber quanto tempo você tem disponível para estudar para poder distribuir o conteúdo da melhor forma dentro dele.

2. Monte um cronograma

Sabendo quantas horas por dia você estudará, é possível montar um cronograma, considerando o tempo que você tem para estudar até a prova. Distribua o conteúdo que você deve estudar ao longo das horas que determinou, de forma que consiga estudar tudo de forma tranquila e sem atropelos. No cronograma, considere também um horário no fim da semana para fazer um apanhado geral do que foi visto e revisar o conteúdo.

3. Não deixa acumular

Tenha disciplina e tente seguir o cronograma ao máximo, para que o conteúdo não acumule. Mantenha o ritmo e tire as dúvidas assim que elas surgirem. Também é aconselhado estudar primeiro o que tem mais dificuldade. Para quem está fazendo curso preparatório, o ideal é alinhar o seu cronograma de estudos com o do curso, estudando o que foi visto nas aulas imediatamente depois delas, para ajudar na fixação e evitar o acúmulo de matérias.

4. Tenha um local adequado para estudar

Ter um bom local para estudar ajuda na concentração e na produtividade dos estudos. Busque um local tranquilo, afastado de distrações, onde você possa organizar os estudos e que tenha disponível o material que precisa para estudar. Não precisa ser nada muito elaborado: uma mesa e uma cadeira confortáveis em um local silencioso já podem servir. Faça o possível para não ser interrompido enquanto estiver estudando, evite televisão, celular e outras distrações, procurando estudar sempre no mesmo lugar.

5. Defina um método de estudo

Existem muitos métodos que focam a revisão, a concentração e o tempo que você passa estudando um conteúdo. Você pode adotar uma técnica já consagrada ou criar a sua própria, estabelecendo sempre um tempo de descanso e considerando a revisão dos conteúdos. O método ajuda na organização e faz com que o cérebro se acostume ao ritmo de estudos, ajudando no aprendizado.

6. Use os diversos recursos disponíveis

Recursos audiovisuais, aulas gravadas, imagens e outras formas de conteúdos devem ser consideradas nos seus estudos. Aproveite as facilidades da internet e usufrua de tudo o que estiver disponível. Utilizar recursos audiovisuais ajuda na fixação do conteúdo e deixa os estudos menos cansativos. Use estas ferramentas para revisar conteúdos já vistos e melhorar sua produtividade. Se você quer uma ajuda extra nos estudos, navegue em nossa página e conheça os cursos que a Prof.ª Cucé oferece.

Deixe um comentário