• Blog
  • Importância da alimentação para rendimento dos seus estudos para o TED

Importância da alimentação para rendimento dos seus estudos para o TED

Blog

Importância da alimentação para rendimento dos seus estudos para o TED

Importância da alimentação para rendimento dos seus estudos para o TED

Ter uma boa alimentação é fundamental para manter o organismo saudável, além de ajudar no bom desempenho durante os períodos de estudo. Por isso, você, postulante ao TED, que passa horas imerso em conteúdos para se preparar para a prova de título, deve optar pelo consumo de alimentos que possam ajudar a turbinar o raciocínio, ganhar foco e potencializar a memória. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho, revelou que uma má alimentação pode reduzir a produtividade em até 20%.  

Tempo de leitura: 6 minutos.

Para te ajudar a cuidar da saúde, alimentação e hidratação durante tantas horas de preparação para o TED, nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo especial, com uma lista de alimentos para adicionar no cardápio e renovar suas habilidades cognitivas. Continue lendo para conferir!

Veja também: Qual é o melhor curso preparatório para mim?

🥦 Vantagens das hortaliças de coloração verde-escura 

Espinafre, couve, brócolis e rúcula, por exemplo, concentram grande quantidade de substâncias cruciais para o sistema nervoso, como a luteína – proteína fundamental para boa saúde do cérebro. Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revelou que os consumidores regulares desse componente possuem memória e raciocínio mais afiados. Com alta capacidade antioxidante, a proteína combate o excesso de radicais livres e, dessa forma, reduz consequências graves causadas pelo estresse oxidativo, como danos aos neurônios e perdas cognitivas. As hortaliças de coloração verde-escura também oferecem ácido fólico, vitamina que protege o cérebro e ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de demências, além de atuar em prol do DNA das células cerebrais. 

  • 🥗 Sugerimos que inclua esses alimentos em sucos, saladas ou refogados. Lembramos que o calor excessivo, em caso de cozimento, pode reduzir o teor de concentração dos componentes, por isso, evite-o. 

🥑 Abacate: gordura que faz bem ao cérebro

Apesar das calorias presentes no abacate, a polpa cremosa é composta por um concentrado de substâncias – vitaminas B6, B12, C e E, luteína, selênio e colina – que, entre inúmeras funções no organismo, fazem bem para a saúde cerebral. A fruta apresenta alto teor de gordura monoinsaturada, que protege as artérias, o que garante pleno fluxo sanguíneo no corpo. Cientistas apontam uma ligação direta entre esse tipo gorduroso com a melhor funcionalidade de uma área do cérebro que tem papel crucial na concentração e aprendizado. 

  • 🥛 Além da tradicional vitamina de abacate, sugerimos que experimente receitas salgadas com a fruta para aproveitar todos os benefícios. 

🌰 Benefícios das nozes e castanhas 

Ricas em selênio, vitamina E e gorduras boas, as oleaginosas são fundamentais para a neuroproteção, uma vez que o consumo desses alimentos interfere nas ondas cerebrais envolvidas com a retenção de informações e aprendizado. Além disso, estudos comprovam forte relação entre a deficiência de selênio e o surgimento de problemas cognitivos durante o envelhecimento. 

  • 🥜 Nossa sugestão é que consuma meia xícara das castanhas, nozes ou amêndoas de sua preferência. Você pode aproveitá-las como seu snack durante as aulas do seu curso preparatório para o TED.

🐟 Peixes: ricos em ômega-3 e essenciais para saúde do cérebro

Salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha devem aparecer pelo menos duas vezes na semana em suas refeições. Com alto teor de ômega-3, auxilia na conexão entre os neurônios, produção de neurotransmissores e possui ação anti-inflamatória, o que torna possível a regeneração de células cerebrais. Além disso, um estudo publicado no periódico científico Journal of the American Medical Association (Jama) revelou que o consumo de frutos do mar ajuda a proteger o cérebro do Alzheimer

  • 🥘 Para incluir na sua alimentação, o recomendado, segundo especialistas, é aproveitar a pele do peixe, em que há alta concentração de ômega-3, e evitar fritar o alimento, dando preferência para seu consumo ser grelhado. 

💧 Atenção para a hidratação!

Postulante ao TED, além de inserir os alimentos citados acima em seu cardápio para manter uma alimentação saudável, é fundamental que também dê atenção para sua hidratação, afinal, a água ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. Segundo recomendações de especialistas, a quantidade de água que precisamos beber diariamente depende de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício realizada até a temperatura do ambiente em que estamos.

Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Métodos de estudo que potencializam a preparação para o TED

5 dicas de como melhorar a produtividade no estudo remoto

Até o próximo!

Tags:, , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário