• Blog
  • Listamos 8 métodos que ensinam você a aprender mais rápido

Listamos 8 métodos que ensinam você a aprender mais rápido

Blog

Listamos 8 métodos que ensinam você a aprender mais rápido

Listamos 8 métodos que ensinam você a aprender mais rápido

A neuropsicologia explica o processo de aprendizagem como uma série de 5 etapas: sensação, percepção, formação de imagens, simbolização e conceituação. É claro que aprendemos sem notar cada uma dessas etapas, mas como acelerar esse processo, ou seja, como aprender mais rápido?

O tempo é curto e aquela prova tão importante para a sua carreira está chegando, então é fundamental saber como otimizar os estudos. Muitas vezes, mesmo depois de horas e horas debruçados sobre os livros, percebemos que pouco do conteúdo foi assimilado, o que desmotiva qualquer um.

Saiba que é possível virar esse jogo e conseguir render nos estudos. Você só precisa adotar alguns métodos que vão permitir aprender mais rápido. Quer descobrir quais são eles? Continue a leitura deste artigo!

1. Estude por blocos de tempo

Antes de começar a estudar, organize as matérias que devem ser vistas, conteúdos para revisar, exercícios para resolver e até videoaulas para assistir. Divida essas tarefas por blocos de tempo e estipule pequenas pausas entre eles. Ao criar um cronograma diário, você não corre o risco de se perder por conta da quantidade de tópicos que precisa estudar.

Além disso, com pequenos intervalos você consegue relaxar um pouco a mente — o que vai ajudar você a se concentrar e assimilar os assuntos estudados.

2. Escreva à mão enquanto faz as leituras

Estamos tão acostumados com as facilidades tecnológicas que não temos mais o costume de usar papel e caneta. Muitos alunos têm o hábito inclusive de fotografar a lousa em sala de aula para estudar depois. É claro que essa tática vai ajudar, mas um método para aprender mais rápido é fazer anotações ou resumos por escrito do que você está estudando.

Enquanto você escreve à mão, estimula outras áreas do cérebro — o que vai melhorar a memorização de longo prazo. Passar as informações para o caderno vai obrigar você a prestar atenção no conteúdo e a organizar suas ideias, sendo eficaz, portanto, no aprendizado.

Além de escrever, você pode também variar a forma de estudar, repetindo os trechos mais importantes das matérias em voz alta.

3. Comece pelos tópicos mais básicos

Muitas vezes temos que estudar muitos assuntos e criamos a falsa ideia de que, para aprender mais rápido, é importante se concentrar nos assuntos e exercícios mais difíceis em primeiro lugar, visto que a mente ainda está descansada.

Contudo, você tende a gastar mais tempo nos tópicos complicados, o que pode gerar desmotivação para estudar outras matérias. Então a dica é começar pelos conteúdos e exercícios mais básicos para que você ganhe disposição para seguir adiante.

Sem contar que muitos desses assuntos podem ser pré-requisitos para leituras mais difíceis, ou seja, não é indicado inverter a ordem das coisas.

4. Revise conteúdos

Separe momentos de estudos para revisar os conteúdos se você quer um jeito de como aprender mais rápido. Quanto mais vezes você reler as matérias e refizer os exercícios e as provas anteriores do concurso ou teste a que vai se submeter, mais fácil fica assimilar o conhecimento.

Você pode fazer uma primeira revisão rápida logo após os estudos, a segunda no dia seguinte e a terceira uma semana depois. Dessa maneira você repassa o conteúdo em momentos diferentes, o que vai facilitar a memorização.

5. Ensine outras pessoas

Como aprender mais rápido? Que tal ensinar os outros colegas? Isso mesmo! Você tem a oportunidade de enxergar o conteúdo de uma maneira diferente, já que precisa repassar o conhecimento de forma didática para outra pessoa.

A ideia é montar uma simulação de plano de aula e se reunir com os amigos que vão prestar a mesma prova que você. Você faz o papel de professor e tenta esclarecer as dúvidas e ajudar nos exercícios.

Se você não se sente à vontade para isso, pode ainda dar a aula sozinho — para a câmera do seu smartphone. Gravar essa performance é um bom método para fixar o conteúdo — já que você precisa pensar na forma como vai explicar determinado assunto. É também uma maneira eficiente e descontraída para descobrir quais são suas principais dificuldades.

6. Descubra qual é o momento mais produtivo do seu dia

Não adianta brigar contra o seu relógio biológico se você quiser saber como aprender mais rápido. Caso tenha a oportunidade de escolher o momento do dia para estudar, procure se dedicar no período em que é mais produtivo.

Muitas pessoas rendem mais pela manhã, outras preferem o período noturno para se dedicar aos estudos. É importante conhecer seu corpo e aproveitar os momentos em que você tem mais disposição. Assim você terá motivação para fazer as leituras e os exercícios.

7. Deixe de lado as distrações

O que pode interferir bastante na sua produtividade são as distrações. Muitas vezes nem percebemos o quanto de tempo gastamos olhando as atualizações das nossas redes sociais, por exemplo. Para conseguir se concentrar render nos estudos, é importante:

  • escolher um local silencioso para estudar;
  • avisar as pessoas próximas que você não pode ser interrompido naquele período;
  • ter uma mesa organizada para não desviar sua atenção dos livros e exercícios;
  • desligar o celular para que você não caia na tentação de usar aplicativos de mensagens ou dar aquela espiadinha nas redes sociais.

8. Prepare corpo e mente para estudar

Para aprender mais rápido é preciso ter disposição e energia, certo? Desse modo, não adianta enfrentar a maratona de estudos se estiver cansado, com sono ou com fome, por exemplo.

Por isso, prepare-se para fixar a matéria com os seguintes passos:

  • realize todas as refeições, principalmente o café da manhã;
  • consuma alimentos mais leves;
  • beba bastante água;
  • faça exercícios físicos regularmente;
  • tenha uma noite de sono relaxante e restauradora;
  • não abdique de momentos de descanso e lazer.

Agora que você já sabe como aprender mais rápido, vai conseguir dar conta de todas as matérias para passar nos concursos mais difíceis. Adote os métodos que sugerimos e veja que é possível ter um rendimento melhor nos estudos!

Ficou motivado a pegar firme nas leituras e nos exercícios para conquistar os seus objetivos profissionais? Veja também algumas dicas de como se concentrar melhor para estudar!

Deixe um comentário