• Blog
  • Quais os benefícios de ter um cronograma de estudos personalizado?

Quais os benefícios de ter um cronograma de estudos personalizado?

Blog

Quais os benefícios de ter um cronograma de estudos personalizado?

Quais os benefícios de ter um cronograma de estudos personalizado?

Na reta final rumo a prova do TED, é fundamental seguir um cronograma personalizado de estudos. Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) aponta que a criação de estratégias para ajudar a organizar o tempo e os estudos é a terceira maior demanda dos estudantes neste período de pandemia, o que representa a necessidade de 36% dos entrevistados. Outro dado relevante mostra que 6 a cada 10 jovens que conseguiram organizar os estudos, afirmam ter alcançado melhora na saúde mental, visto que a otimização no momento de estudar resulta em mais tempo para se dedicar a outras atividades, como, por exemplo, as destinadas ao lazer. 

Para você, postulante ao Título de Especialista em Dermatologia, nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo especial, com informações relevantes e dicas de como seguir um cronograma de estudos. Continue lendo para conferir!

Veja também: Dicas de como ser produtivo nos estudos com pouco tempo hábil

💻 Vantagens do cronograma de estudos personalizado 

O principal benefício de um guia de estudo personalizado está no fato de ele ser direcionado especificamente para a sua realidade e, assim, ser adequado para os seus horários e compromissos. Dessa forma, é possível cumprir as horas de foco planejadas e separar momentos para relaxar, afinal, priorizar um tempo para descansar também é fundamental durante os períodos de estudos e pode auxiliar a fortalecer a memória, segundo pesquisa publicada pela BBC. Para os especialistas, seguir um cronograma possibilita, ainda:

 

  • 📅 Revisão espaçada

 

Neste método, o postulante ao TED deve revisar a matéria de forma constante. Caso o tema tenha sido abordado hoje, é interessante revisá-lo de novo em dois dias, após uma semana e depois em um mês, a fim de fixar o assunto e ganhar tempo para praticar questões.

 

  • ✏️ Focar nos simulados

 

Com horário definido para os estudos, é possível dedicar um tempo para resolver questões anteriores da prova e novos simulados para o TED, assim, o postulante tem a oportunidade de estudar, revisar a matéria e praticá-la. Importante lembrar que os assuntos que possuem dificuldade devem receber uma atenção maior.

 

  • 🧘🏽‍♀️ Cuidar da saúde mental

 

Ter um planejamento completo de quais atividades devem ser realizadas no período de estudo ajuda a diminuir o sentimento de ansiedade, além de oportunizar o tempo livre, que pode ser utilizado para relaxar, praticar algum hobby e recarregar as energias para a reta final da preparação para o TED.

📚 A Cucé pode te ajudar!

Com o objetivo de auxiliar na preparação dos postulantes para a prova do TED, nós disponibilizamos dois cursos totalmente focados em revisão para a 1° etapa TED 2021: Intensivão e Revisãozona. Ambos contam com revisões dos temas mais cobrados no teste, abordagem objetiva e mesclada com exposição do conteúdo, discussões de questões e realização de simulados.

📲 Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Qual é o melhor curso preparatório para mim? 

Como fazer mapas mentais para a preparação do TED? Descubra aqui!

Até o próximo!

Fonte: Techtudo.

Tags:, , , , , , , ,