• Blog
  • 6 dicas práticas de como conciliar o trabalho e o estudo

6 dicas práticas de como conciliar o trabalho e o estudo

Blog

6 dicas práticas de como conciliar o trabalho e o estudo

6 dicas práticas de como conciliar o trabalho e o estudo

Em tempos tão atribulados e corridos como os que vivemos hoje, manter uma rotina na qual consigamos cumprir a maioria dos nossos compromissos é um tremendo desafio. Dentro desse contexto, conhecer algumas dicas práticas de como conciliar trabalho e estudo pode ser muito interessante.

O lado bom dessa situação é que, por meio de algumas mudanças pontuais e atitudes estratégicas, é perfeitamente possível que você ajuste a sua agenda e organize os seus horários de uma forma mais efetiva. Quer descobrir como fazer isso? Então confira o conteúdo a seguir!

Como conciliar trabalho e estudo

É cada vez mais comum que as pessoas tenham que conciliar trabalho e estudo, uma vez que o mercado é altamente exigente em praticamente todos os segmentos. No entanto, não é novidade para ninguém que isso pode ser extremamente cansativo e difícil.

Na área da medicina, a coisa não muda de figura e você não terá facilidades no seu serviço por conta de eventuais provas, testes ou trabalhos, ainda que a sua rotina seja complexa e o seu trabalho demande muito esforço e concentração diariamente. Sendo assim, usar a estratégia certa para otimizar o seu tempo é imprescindível.

Dicas para conciliar o trabalho e o estudo

Agora que você já observou um pouco mais sobre a necessidade atual de conciliar trabalho e estudo — e como isso é uma exigência comum do mercado atual em praticamente todos os seus segmentos —, chegou a hora de descobrir quais são as ações fundamentais para que você consiga efetivamente fazer isso. Veja algumas dicas abaixo.

1. Defina as suas prioridades

A primeira das dicas práticas de como conciliar trabalho e estudo é definir as suas prioridades. É muito mais difícil ter êxito em qualquer situação se você não tiver um objetivo claro. Além de tudo, esse é um passo que contribuirá para que você tome decisões mais acertadas sobre horários e se concentre nas suas escolhas.

Caso você tenha que revisar a matéria para uma próxima prova, por exemplo, é um momento de tentar adiantar o seu serviço para sair mais cedo em vez de passar mais alguns minutos conversando com os colegas da clínica ou do hospital. Lembre-se que essas prioridades podem variar com o passar do tempo — e é até saudável que isso ocorra, em busca de equilíbrio.

2. Monte um cronograma

Uma vez que você está definindo periodicamente as suas prioridades, a próxima dica prática de como conciliar trabalho e estudo é tentar montar um cronograma de atividades. Mais uma vez, vale lembrar que nada deve ser imutável e que você pode adequar essas determinações de acordo com o que for acontecendo.

Diante dessa realidade, é interessante ter uma tabela com as tarefas que devem ser realizadas primeiro. Pegue uma folha de papel e escreva os dias da semana e os horários. Você também pode fazer isso em uma cartolina grande, colocando em um local bem visível — no seu quarto ou em um espaço propício para a sua concentração.

3. Tenha momentos de lazer

Ao pensar em conciliar uma rotina complexa de estudos e trabalho, você certamente pode achar que abrir mão dos momentos de lazer seja uma necessidade, pelo menos durante esse processo. No entanto, isso é um tremendo erro, ainda mais se pensarmos que essa atitude pode reduzir o seu desempenho geral.

Você precisa se permitir períodos de descanso e relaxamento, nos quais você poderá recarregar as baterias e voltar mais energizado para cumprir suas obrigações. Inclua algumas folgas no seu cronograma, pois isso é fundamental para manter a sua saúde mental e o seu equilíbrio emocional, especialmente no longo prazo.

4. Aprenda a abrir mão

Outra dica é aprender a abrir mão de determinadas tarefas. Mesmo que você queira “abraçar o mundo” e fazer tudo aquilo que julga necessário para atingir o sucesso nesses quesitos, é importante saber que você não é perfeito e, eventualmente, terá que fazer concessões.

Tenha atenção também para não assumir responsabilidades que você não vai conseguir cumprir, tendo em vista a carga horária exigida na sua especialização. O mesmo princípio se aplica para novos projetos. Foque em não se sobrecarregar.

5. Faça adaptações pontuais

Você seguiu todas as dicas anteriores e mesmo assim não está dando conta de conciliar estudos e trabalho? Não se desespere, pois ainda é tempo de fazer mudanças e apostar em adaptações estratégicas, que contribuirão para que você volte aos trilhos que conduzem ao sucesso que você tanto almeja.

Invariavelmente, o período que você tinha para fazer as atividades acadêmicas será reduzido. Por isso, talvez seja o momento de apostar em ferramentas para auxiliar na sua performance. Disciplinas e cursos online também podem ser uma boa alternativa.

6. Converse com chefes e professores

Por fim, por mais que essa seja uma última jogada, não dá para descartar o poder de uma conversa franca com os seus chefes e professores. Vale a pena ser transparente e expor a sua situação atual, buscando combinar horários alternativos para as aulas, por exemplo, de forma que os dois lados fiquem satisfeitos.

O mesmo vale para o emprego, ainda que a gerência não se mostre tão flexível. Na realidade, um bom gestor sabe que um funcionário dedicado e em busca de aprimoramento é um item valioso — e tende a ser mais empático com quem efetivamente veste a camisa do negócio e demonstra proatividade na busca por soluções.

Como você pôde ver, saber como conciliar trabalho e estudo pode ser um grande desafio. No entanto, com a adoção de atitudes estratégicas e seguindo as dicas acima, é perfeitamente possível que você supere as dificuldades e consiga ser um profissional diferenciado e um bom estudante ao mesmo tempo.

Conseguiu entender como conciliar trabalho e estudo? Gostou de saber mais sobre o assunto? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a essas informações e possam se atualizar sem ter prejuízos no trabalho!

Deixe um comentário