• Blog
  • Como fazer mapas mentais para a preparação do TED? Descubra aqui!

Como fazer mapas mentais para a preparação do TED? Descubra aqui!

Blog

Como fazer mapas mentais para a preparação do TED? Descubra aqui!

Como fazer mapas mentais para a preparação do TED? Descubra aqui!

O mapa mental é um método de estudo que concentra as principais informações do conteúdo, o que ajuda na hora de fixar a matéria e guardar os pontos mais importantes do assunto. Para se preparar para o TED, fazer uso desse método de estudo pode potencializar suas revisões e te ajudar a focar nos pontos de maior dificuldade em cada tema.

Para te ajudar a criar um mapa mental e aprimorar suas revisões para a prova do TED, nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo especial. Continue lendo para conferir!

Veja também – Dicas de como se produtivo nos estudos com pouco tempo hábil

📝 Como montar um mapa mental para auxiliar os estudos?

Antes de conferir nossas dicas de como montar um mapa mental para potencializar suas revisões para o TED, é fundamental entender o objetivo da técnica, que foi criada em 1970, pelo psicólogo Tony Buzan, que na época era estudante de psicologia cognitiva e desenvolveu o diagrama com a finalidade de facilitar o armazenamento de informações e as dividiu nos seguintes tópicos:

📌 Gestão de informações e conhecimento;

📌 Compreensão e solução de problemas;

📌 Memorização e aprendizado;

📌 Criação de materiais didáticos;

📌 Ferramenta de brainstorming.

A divisão atinge o objetivo de facilitar o processo de associação do nosso cérebro e melhorar as conexões entre os conceitos-chave das matérias. Para deixar a rotina de estudos rumo a conquista do seu Título de Especialista em Dermatologia mais leve e criativa, reunimos os principais pontos que devem ser lembrados na hora de criar seu mapa mental

✏️ 5 dicas para criar um mapa mental

Revisar os conteúdos para a prova do TED com pontos-chave faz com que o excesso de informações seja filtrado e a mente absorva, de maneira organizada, o assunto revisado e, consequentemente, torna o estudo mais produtivo. Confira os pontos fundamentais para criar um mapa mental:

 

  • 💡 Dica 1 – Estabeleça um formato 

 

Os mapas mentais variam de simples a elaborados e podem ser produzidos à mão ou em aplicativos online, como Mindmeister, MindNode e Canva. Nos dois formatos, há possibilidade de incluir fotos, desenhos, linhas, curvas e explorar as cores para tornar o material mais organizado e divertido.

 

  • 🎯 Dica 2 – Defina uma ideia central 

 

É de suma importância definir o tema central do mapa, pois este irá direcionar os demais pontos que serão acrescentados. Além disso, prefira incluir a ideia principal no centro da folha, assim, as ramificações serão desenvolvidas ao lado e a visualização ficará mais organizada e clara.

 

  • 🧩 Dica 3 – Crie conexões

 

Depois de definir o tema central, crie ramificações, que são os temas secundários do assunto principal. Para facilitar, imagine uma árvore como o centro do mapa mental e os galhos como as conexões interligadas ao tronco. Na maioria das vezes, as anotações trazem dados, autores e pesquisas que completam o entendimento do tema.

 

  • 🖼️ Dica 4 – Escolha palavras e imagens-chave 

 

Esse tópico é fundamental para ativar a memória fotográfica, que irá proporcionar ao cérebro melhor e mais rápida assimilação das informações. Evite frases longas no mapa mental, visto que, o principal objetivo é memorizar informações concisas e completas.

 

  • 🎨 Dica 5 – Organize por cores

 

Para facilitar a  compreensão, divida o mapa mental por cores, essa organização permitirá ao cérebro maior atenção nos tópicos expostos. Para isso, defina uma cor para o tema central, outra para as informações que contenham dados, pesquisas, autores, conclusões e assim por diante.

📲 Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

5 dicas de como melhorar a sua produtividade no estudo remoto

Métodos de estudo que potencializam a preparação para o TED

Até o próximo!

Fonte: Rockcontent

Tags:, , , , , , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário