• Blog
  • Como manter a autodisciplina nos estudos?

Como manter a autodisciplina nos estudos?

Blog

Como manter a autodisciplina nos estudos?

Como manter a autodisciplina nos estudos?

A fórmula para uma preparação vencedora para a prova do TED é a autodisciplina nos estudos, que implica em diversas estratégias para aumentar o foco, produtividade e aproveitamento das matérias revisadas. Pesquisa realizada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira mostra que, neste período de estudo remoto, vários tópicos se tornaram ainda mais importantes para ajudar no bom desenvolvimento dos alunos. Local limpo e silencioso, organização da rotina e divisão de horários estão entre eles.

Nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo para você, postulante ao TED, com o objetivo de te dar dicas de como criar autodisciplina nos estudos e ter uma preparação completa para a prova. Confira!

Veja também: Quais os benefícios de ter um cronograma de estudos personalizado?

📚 Como criar autodisciplina nos estudos?

A autodisciplina é um conjunto de ações que proporcionam mais foco nas atividades a serem realizadas, a fim de alcançar objetivos e metas estabelecidos. Para os estudos não é diferente, a disciplina deve estar inserida na rotina para que seja um momento produtivo e de muito aprendizado. Para te ajudar nesse caminho rumo a prova do TED, nós listamos 3 dicas para criar a autodisciplina e se preparar para o exame.

 

  •  📅 Organize sua rotina

 

Para que tarefas e compromissos sejam bem divididos durante a semana é fundamental anotar quais serão as atividades de cada dia. Dessa forma, é possível tirar tempo para os estudos, para o lazer e descanso, além de sobrar uma brecha para os imprevistos. Hoje, vários aplicativos possuem a função de agenda e podem auxiliar nessa organização, como por exemplo, a Asana, o Trello, o Google Agenda e o Evernote.

Para aqueles que preferem o papel, planner e post its são ferramentas ideais para registrar atividades e o andamento de cada uma. Estratégia interessante para acompanhar as tarefas, seja de forma digital ou manual, é utilizar o color code – método que consiste na divisão de tópicos por meio de cores, assim, torna-se mais fácil identificar de qual área é a próxima atividade a ser realizada.

 

  • 📝 Estabeleça metas

 

Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo pode te ajudar a acompanhar seu desenvolvimento nos estudos, como também, a perceber quais matérias carecem de maior atenção. Os objetivos podem ser traçados para o tempo de estudo, quantidade de questões resolvidas ou de capítulos lidos, basta entender e definir onde quer chegar.

 

  • 🤸🏼‍♂️ Crie hábitos saudáveis

 

Manter hábitos saudáveis durante a maratona de estudos interfere, diretamente, no desempenho no momento de revisão e, também, da prova. Para isso, é possível adotar uma alimentação mais saudável, visto que estudos já comprovam que a má alimentação pode diminuir em até 20% a produtividade; praticar exercícios físicos, para auxiliar na diminuição do estresse; ter uma boa noite de sono e reservar períodos para o descanso e lazer. Afinal, uma mente tranquila e leve, produz muito mais do que uma cansada e ansiosa.

📲 Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

5 dicas de como melhorar sua produtividade no estudo remoto

TED: revise os temas mais cobrados na prova de título

Até o próximo!

Fonte: Guia do Estudante.

Tags:, , , , , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário