• Blog
  • Como lidar com a ansiedade na prova do TED? Confira 5 dicas!

Como lidar com a ansiedade na prova do TED? Confira 5 dicas!

Blog

Como lidar com a ansiedade na prova do TED? Confira 5 dicas!

Como lidar com a ansiedade na prova do TED? Confira 5 dicas!

Ansiedade e nervosismo são reações psicológicas a situações de pressão, especialmente para quem fará uma prova importante, como o TED, o que pode atrapalhar o rendimento do candidato durante o exame. Por isso, especialistas ressaltam que estar com a mente tranquila é essencial para alcançar a sonhada aprovação. De acordo com dados reunidos por uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 80% dos estudantes relatam sintomas de ansiedade e, devido ao cenário de pandemia, a situação é ainda mais alarmante. 

Tempo de leitura: 6 minutos.

Para te ajudar a lidar com a ansiedade na prova do TED e, principalmente, na reta final rumo ao exame, nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo especial, com uma lista de cinco dicas valiosas para aderir sem medo. Continue lendo para conferir!

Veja também – TED: qual a importância do sono para fazer a prova?

🤔 Como a ansiedade atrapalha os estudos?

Antes de conferir nossa lista de dicas para lidar com a ansiedade e realizar a prova do TED com a mente mais tranquila, é preciso entender como esse transtorno psicológico pode te prejudicar na caminhada rumo a conquista do seu Título de Especialista em Dermatologia. A seguir, reunimos os principais impactos da ansiedade nos estudos

➡️ Prejudica a capacidade de memorização e aprendizagem; 

➡️ Causa bloqueio momentâneo, popularmente conhecido como “branco”;

➡️ Provoca reações na saúde física, como cansaço excessivo, náuseas, dores musculares e de cabeça; 

➡️ Contribui para a falta de concentração durante os períodos de estudo. 

📝 5 dicas para lidar com a ansiedade na prova do TED

Realizar a prova do TED com a mente tranquila e preparada para lidar com a pressão é essencial para sua aprovação. Por isso, confira nossas dicas e as insira em sua rotina para controlar a ansiedade e ter bom rendimento nos estudos e, consequentemente, no momento do exame. 

 

  • 🏃 Dica 1 – Pratique exercícios físicos 

 

É fundamental ter uma válvula de escape para todo estresse e nervosismo nos dias que antecedem uma prova importante. A prática de exercícios ajuda a relaxar e a tirar o foco do exame nos momentos em que você pode abrir mão de pensar nele. Além da questão emocional, realizar atividades físicas estimula o cérebro, o que melhora algumas funções cognitivas. 

 

  • 😴 Dica 2 – Valorize seu descanso 

 

Pensar 24 horas nos estudos não é uma prática saudável, já que pode afetar sua saúde tanto física, quanto mental. Por isso, programe-se para aproveitar suas horas livres. Descansar é fundamental para recuperar as energias e, assim, voltar com mais disposição para aprender novos conteúdos. 

 

  • ⏱️ Dica 3 – Planeje seu tempo de prova 

 

Como já ressaltamos em conteúdos aqui no blog, o planejamento dos estudos é fundamental durante todo o processo de preparação para a prova do TED. Essa estratégia também é útil para definir, previamente, uma média de tempo para responder cada questão da prova, o que evita correria e desespero. 

 

  • 👃 Dica 4 – Controle sua respiração

 

Controlar a respiração é um exercício amplamente recomendado para as pessoas que lidam com ansiedade. Pratique exercícios que possam te auxiliar nesse controle, como ioga e meditação. Isso te ajuda a evitar crises e excesso de nervosismo. Nossa dica é usar aplicativos, como o Meditopia, Sattva e Aura.  

 

  • 👩‍⚕️ Dica 5 – Procure ajuda especializada

 

Caso perceba que, mesmo utilizando diversas técnicas, a ansiedade ainda toma conta de você durante as provas, procure ajuda. A terapia é muito importante nos casos em que esse transtorno se torna patológico. Procure um psicólogo ou um médico psiquiatra e marque uma consulta.

📲 Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Descubra qual a melhor técnica de estudos para seu tipo de aprendizado

Dicas de como ser produtivo nos estudos com pouco tempo hábil

Até o próximo!

Fonte: Ministério da Saúde

Tags:, , , , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário