• Blog
  • Dermatologista: qual a importância do TED?

Dermatologista: qual a importância do TED?

Blog

Dermatologista: qual a importância do TED?

Dermatologista: qual a importância do TED?

Dermatologia é a especialidade médica que cuida do maior órgão do corpo: a pele. Cabe ao dermatologista se dedicar ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, aos pelos, às mucosas, aos cabelos e às unhas.

Essa é uma das muitas especialidades que o médico ou residente pode escolher atuar em sua carreira. Para se tornar um dermatologista, o profissional deve se preparar, conhecer profundamente a pele e seus anexos e realizar o exame para o Título de Especialista em Dermatologia (TED).

A área estética é muito ampla para os dermatologistas, mas é apenas uma das que são possíveis de atuação, que precisam de profissionais habilitados para também trabalhar com mucosas, como boca, lábios, gengiva, língua e área genital. Veja algumas das divisões desta especialidade:

  • Dermatologia clínica: abrange toda doença própria da pele, das mucosas, das unhas e dos cabelos, como também aquelas sistêmicas que os afetam;
  • Dermatologia cirúrgica: atua em lesões cutâneas que precisam de tratamento cirúrgico;
  • Tricologia: estuda especificamente doenças que envolvem cabelo ou couro cabeludo;
  • Onicologia: estuda as doenças que envolvem unhas;
  • Estomatologia: estuda as doenças da cavidade bucal;
  • Dermatologia estética: atua para manter a integridade e aparência saudável da pele;
  • Dermatologia laboratorial: realiza exames para confirmação de diagnósticos clínicos.

Os médicos dermatologistas também devem estar familiarizados com outras especialidades médicas, porque algumas doenças de pele podem ser sintomas de outras enfermidades de dentro do organismo, sendo as doenças de pele um dos diagnósticos para elas. Por isso, é fundamental o dermatologista ter uma formação completa e atuar em sinergia com outras especialidades.

Por que ter o TED?

O TED é fundamental para qualquer médico ser considerado realmente um especialista em Dermatologia e poder atuar na área. Para se tornar um, portanto, é preciso muita dedicação e muito estudo. O primeiro passo é ser graduado em Medicina. Após a formatura, é necessário realizar um curso de especialização ou de residência médica ou de especialização em alguma instituição credenciada à Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Após o curso, o médico deve se submeter a prova para certificação do TED. A prova é aplicada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que mantém convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para conferir a titulação aos interessados que forem aprovados no exame.

A maior importância do teste é dito no art. 4º da Resolução nº 1.634 de 2002, do Conselho Federal de Medicina: “O médico só pode declarar vinculação a uma especialidade se for possuidor do título ou certificado correspondente a este especialidade, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina”.

Como é a prova?

A prova para obtenção do TED é aplicada uma vez ano, geralmente entre os meses de fevereiro e março, e é composta por duas fases: a primeira tem caráter eliminatório e é composta por uma parte teórica dividida em 80 questões de múltipla escolha, com alternativas de A a D. Ela inclui assuntos de dermatologia clínica, dermatologia cirúrgica, cosmiatria, micologia, dermatoscopia e histopatologia e não há fotos nas questões.

É necessário acertar no mínimo 48 delas para que seja provado para a segunda fase, composta por uma prova teórico-prática. Esta é realizada no computador e é composta por 40 questões, com quatro alternativas cada e apenas uma correta. É exigido o mínimo de 24 questões certas.

Serão avaliados, nessa prova, conhecimentos clínicos, cirúrgicos, laboratoriais, de histopatologia, de micologia e de cosmiatria em Dermatologia, bem como aqueles que são propedêuticos inerentes à especialidade.

Como um guia de orientação para os interessados que desejam prestar a prova, a Sociedade Brasileira de Dermatologia publica uma lista de bibliografia para estudo em seus editais de exame e onde estão as principais matérias que são foco do exame.

A dermatologia oncológica merece destaque, principalmente por ser o câncer de pele o tipo mais frequente no Brasil. Por isso, esse também é um assunto de destaque na prova, tendo lugar garantido entre as questões.

Além disso, é dado enfoque em algumas enfermidades e aspectos de maior destaque na dermatologia clínica, como as dermatoses bolhosas autoimunes, as doenças dos vasos e a hipercoagubilidade na pele, a psoríase, a hanseníase, o melanoma, a cirurgia das unhas, além dos aspectos dermatológicos associados a outras enfermidades e ao consumo de drogas.

Também são assunto do exame vários aspectos da dermatologia cosmética e estética, como aplicação de ácidos e usos de técnicas para preenchimento e rejuvenescimento da pele.

Tem, ainda, temas como técnicas de cirurgia dermatológica, como biópsias; remoção de pintas, de cistos, lipomas e tumores; correção de cicatrizes; realização de procedimentos com peelings e dermoabrasão; transplante de cabelo; cirurgia de unhas; procedimentos a laser; tratamento do câncer da pele com retalhos e enxertos para reconstrução; cirurgia oncológica micrográfica, entre outros.

Para quem quer se preparar para a prova do TED, inscrições abertas para nosso Intensivo TED 2019.

Deixe um comentário