• Blog
  • Descubra como se concentrar para estudar e evitar distrações

Descubra como se concentrar para estudar e evitar distrações

Blog

Descubra como se concentrar para estudar e evitar distrações

Descubra como se concentrar para estudar e evitar distrações

Você reserva um tempo exclusivamente para os estudos, senta-se diante dos livros, mas não consegue ir adiante? Acaba olhando o celular, levanta para ver se tem algo para comer na geladeira, começa a pensar em outros compromissos e, quando percebe, não conseguiu finalizar nem mesmo a primeira página? Essa é a dificuldade de muitas pessoas — saber como se concentrar para estudar. São muitas as distrações que podem prejudicar o seu plano de estudos, ainda mais para provas com conteúdo extenso e complexo. A boa notícia é que basta se organizar e modificar alguns hábitos para conseguir ter foco nas matérias. Quer saber como se concentrar para os estudos? Acompanhe este post e veja algumas dicas para melhorar seu rendimento!

Escolha um local silencioso para os estudos

Como se concentrar para estudar? A primeira recomendação é ter um local específico para fazer as leituras, exercícios e revisões. Pode ser na sua casa — no escritório ou em um canto com escrivaninha no seu quarto. O importante é que o local seja silencioso. Reserve esse espaço para os estudos e deixe-o sempre limpo e organizado, pois isso também pode ter influência no seu rendimento. Para evitar distrações, não coloque materiais demais em cima da mesa — disponha apenas do básico, como livros, caderno, lápis, caneta e borracha. Uma luminária e uma garrafa de água também podem ser de grande ajuda. Caso você more com outras pessoas, deixe claro que, no horário dos estudos, você não deve ser incomodado. Se mesmo com esse aviso, você corre o risco de ser interrompido constantemente, a dica é procurar uma biblioteca para que consiga ter tranquilidade para estudar.

Respeite seu relógio biológico

Se for possível, estipule os horários de estudo de acordo com o momento do dia em que está mais disposto. Tem pessoas que rendem melhor pela manhã — então, a dica é fazer as leituras logo após acordar, por exemplo. Conhecer o seu corpo e as horas do dia em que você fica mais alerta e produtivo pode ser a solução para conseguir a concentração para se preparar para as provas.

Fique longe dos eletrônicos

A grande fonte de distração atualmente é, sem dúvida, o telefone celular. Ter à mão diferentes aplicativos, redes sociais e até acesso à sua conta bancária é o grande inimigo de quem quer saber como se concentrar para estudar. A questão é que as pessoas acabam nem percebendo o quanto de tempo gastam apenas checando se tem uma mensagem nova. Então, se você precisa melhorar sua produtividade nos estudos, a dica é ficar longe dos eletrônicos, como o tablet ou televisão. Esqueça a ideia de deixar o smartphone ao seu lado no modo silencioso, pois o fato de alguma luz acender ou ocorrer uma vibração já serão suficientes para tirar o seu foco da leitura. Deixe o aparelho longe ou dentro da bolsa e mochila.

Estipule metas de estudo

Muitas pessoas se comprometem com os estudos quando criam metas diárias a cumprir. Você pode estipular as leituras que precisa fazer, bem como revisões e exercícios para cada dia da semana. Com uma programação a seguir, fica mais fácil se concentrar.

Tenha o hábito de escrever

Uma maneira de fixar melhor o aprendizado é estudar escrevendo. Isso mesmo! A leitura contínua facilita a distração. Já quando você seleciona os trechos mais importantes e repassa para o papel, consegue compreender melhor a matéria. Você pode fazer resumos e fichamentos dos textos, o que facilita bastante o momento da revisão.

Programe pequenas pausas

Ninguém é de ferro e, por isso, estudar exaustivamente não é recomendado. O cérebro precisa de pequenas pausas até para assimilar o que foi estudado. Dessa maneira, elabore uma rotina já programando alguns intervalos, em que você pode:
  • alongar o corpo;
  • tomar água;
  • tomar café;
  • fazer um lanche.
Depois de parar e relaxar um pouco, você consegue dar continuidade aos estudos com muito mais disposição.

Utilize a técnica Pomodoro

Se você quer saber como se concentrar para estudar, precisa conhecer a técnica Pomodoro. É um método de gerenciamento de tempo que consiste em melhorar a sua produtividade. Funciona assim: você estuda por 25 minutos (1 pomodoro) e faz uma pausa de 3 minutos. Depois de repetir 4 pomodoros, faz uma pausa maior, de 15 a 20 minutos. A ideia da técnica é que as pausas frequentes propiciam agilidade do cérebro, ajudando, assim, na concentração. Criado no final dos anos de 1980, o método chama-se pomodoro em referência ao cronômetro de cozinha no formato de tomate.

Estude sozinho

Estudar em grupo é muito vantajoso para trocar conhecimento e tirar dúvidas, no entanto, não é a forma mais indicada para quem precisa se preparar para uma prova difícil. Isso porque as conversas sobre assuntos variados são inevitáveis. Sem contar que, muitas vezes, o colega não está tão comprometido quanto você com os estudos. Com isso em mente, procure repassar as matérias sozinho em um local reservado para que você possa seguir a rotina de leituras e exercícios que estabeleceu e, desse modo, consiga passar nos exames.

Adote um estilo de vida saudável

Você sabia que, em muitos casos, as distrações acontecem por cansaço ou sono? Então, tenha em mente que, somente ao adotar um estilo de vida mais saudável, é que você pode conseguir, de fato, se concentrar e até mesmo estudar por mais horas. Para melhorar sua produtividade, procure fazer refeições leves e nutritivas, pois ficar com o estômago pesado ou com queimação vai atrapalhar demais a sua rotina de estudos. Também faça atividades físicas regularmente e priorize as horas de sono. Saiba que não vai adiantar deixar de dormir para estudar, porque seu rendimento não será satisfatório. O recomendado é dormir, pelo menos, 8 horas por noite, para que você possa relaxar o corpo e a mente. Na manhã seguinte, você estará mais disposto e conseguirá se preparar melhor para as provas. Viu só como existem maneiras de como se concentrar para estudar? Só é preciso escolher um ambiente agradável para fazer as leituras sozinho, estipular metas e evitar qualquer tipo de distração — principalmente, os aplicativos de mensagens e redes sociais no celular. Quer melhorar ainda mais sua produtividade? Conheça algumas ferramentas que vão auxiliar os seus estudos!

Deixe um comentário