• Blog
  • Dicas de como ser produtivo nos estudos com pouco tempo hábil

Dicas de como ser produtivo nos estudos com pouco tempo hábil

Blog

Dicas de como ser produtivo nos estudos com pouco tempo hábil

Dicas de como ser produtivo nos estudos com pouco tempo hábil

Devido ao dia a dia corrido, característico da maioria dos brasileiros, estudar de forma produtiva é uma tarefa, por vezes, complicada. Para os postulantes ao TED, ter pouco tempo para aprender os diversos conteúdos abordados na prova de título é um desafio que, se não for superado, pode culminar em um empecilho na caminhada rumo à aprovação no TED. Conseguir conciliar o tempo de estudo com a rotina do trabalho, na maioria das vezes, é a maior dificuldade de quem almeja o Título de Especialista em Dermatologia

Tempo de leitura: 5 minutos.

Para te ajudar a estudar, de maneira produtiva, com pouco tempo hábil, nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo especial, com dicas infalíveis para inserir em sua rotina de estudos e alcançar uma preparação vencedora rumo ao TED. Continue a leitura para conferir! 

Veja também – TED: qual a importância do sono para fazer a prova?

📒 Dica 1 – Faça um bom planejamento

Ter um bom planejamento de estudos é a base para uma preparação vencedora em qualquer tipo de exame, principalmente para a prova do TED. Sem um cronograma adequado a sua rotina, será desafiador conseguir dar conta do volume de conteúdos a ser estudado. Assim, é necessário organizar a quantidade de matérias que deve estudar para o TED e o tempo que você pode dedicar a isso, de acordo com o seu dia a dia. Seja realista consigo mesmo e defina seu plano de estudos, que pode ser físico ou virtual, por meio de aplicativos. Planners e agendas podem te ajudar nessa tarefa, mas recomendamos que busque o formato ideal para você. 

👩‍🎓 Dica 2 – Entenda qual é o seu tipo de aprendizado

Definir qual é o seu tipo de aprendizado é fundamental para que possa seguir o método de estudos mais adequado ao seu perfil e, dessa forma, facilitar o seu aprendizado e a fixação de conteúdos. De acordo com especialistas em educação, existem três tipos de aprendizado – visual, auditivo e cinestésico – que são adotados pelos estudantes de acordo com as personalidades de cada um.

  • 👁️ Visual – consegue memorizar matérias, nomes e dados quando estimula a visão, por meio de slides, gráficos e ilustrações, por exemplo. 
  • 👂 Auditivo – precisa de silêncio e concentração para ouvir os professores e repassar o conteúdo em voz alta, no pós-aula, para fixar a aprendizagem. 
  • ✍️ Cinestésico – utilização do tato e preferência por situações práticas para absorver melhor os conteúdos. 

📄 Dica 3 – Revise os conteúdos estudados

Revisar os temas mais cobrados no TED é essencial para fixar e praticar os conteúdos, além de, em caso de dúvidas, saná-las. Como já explicamos aqui no blog, a revisão deve ser reforçada para evitar a curva de esquecimento, termo que simplificamos como “branco” no momento da avaliação. Segundo um estudo conduzido por especialistas em educação e psicologia da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, um estudante precisa ser exposto a uma palavra ou assunto ao menos 17 vezes para absorvê-los e incluí-los aos conhecimentos adquiridos. O mesmo acontece com os assuntos cobrados em prova

🥗 Dica 4 – Priorize sua saúde

De nada adiantará seguir as dicas anteriores, se, devido ao pouco tempo hábil, você negligenciar sua saúde, tanto física, quanto mental. Cuidar de corpo e mente é crucial para se manter produtivo nos estudos e, assim, alcançar a sonhada aprovação no TED. Alimente-se de maneira equilibrada, com opções que potencializam as funções cognitivas, mantenha-se hidratado e realize pequenos intervalos para se alongar. 

👨‍💻 Dica 5 – Conte com apoio de um curso preparatório

Contar com um curso preparatório é primordial para alcançar a sonhada aprovação no TED. Os nossos cursos para o TED são estruturados da melhor maneira para que você, postulante ao exame, trilhe um caminho de sucesso. Contamos com opções intensiva, extensiva, exclusiva para revisão e totalmente focada em resolução de questões. Conheça e matricule-se agora mesmo!

Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

TED: revise os temas mais cobrados na prova de título

5 dicas de como melhorar a produtividade no estudo remoto

Até o próximo!

Tags:, , , , , ,