• Blog
  • Descubra a importância da leitura para sua preparação para o TED

Descubra a importância da leitura para sua preparação para o TED

Blog

Descubra a importância da leitura para sua preparação para o TED

Descubra a importância da leitura para sua preparação para o TED

Para uma boa preparação para o TED é fundamental criar escapes que proporcionem momentos de relaxamento e lazer. O hábito de ler é um dos recursos que podem te ajudar a se desligar um pouco dos estudos e se concentrar em uma atividade prazerosa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de suma importância criar estratégias para cuidar da saúde mental, principalmente neste período de pandemia. Por isso, a instituição criou uma lista de recomendações do que fazer durante o isolamento para preservar o bem-estar mental. Entre as dicas está a prática de exercícios físicos, a convivência, mesmo que virtual, com amigos e familiares, adoção de hobbies como a leitura e atividades manuais.

Para ajudar você, postulante ao TED a entender melhor a importância do hábito de ler e como usá-lo nesta reta final de preparação para a prova, nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo especial. Confira!

Veja também: Como fazer mapas mentais para a preparação do TED? Descubra aqui!

📚 Qual a importância da leitura?

A leitura pode ser uma grande aliada para cuidar da saúde mental neste período que antecede a prova do TED. Nesse quesito, os brasileiros são, em grande maioria, adeptos a esse hábito, é o que mostra a pesquisa realizada em 2021 pela Nielsen Book e coordenada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que aponta o aumento de 84% do consumo em livros, principalmente, no formato virtual. Quer se tornar um leitor ativo? Continue lendo para saber os 3 benefícios que a leitura proporciona!

  •  💡 Estimula a criatividade

Artigo publicado na revista americana Creativity Research Journal aponta que a leitura é uma estratégia eficiente para estimular a criatividade e a racionalidade. Nesse sentido, ser um leitor assíduo te fará ter mais ideias e capacidade para armazenar informações, o que é fundamental nos momentos de estudo e revisão

  • 🧠 Melhora o funcionamento cognitivo

Manter o hábito de ler durante a vida está associado ao declínio mais lento da idade cerebral, ou seja, praticar a leitura auxilia a exercitar a mente e manter a parte cognitiva em bom funcionamento. É o que diz a pesquisa realizada pela Academia Americana de Neurologia. Outro dado interessante mostra que ler pode retardar doenças como o Alzheimer. 

  • 🤝 Aumenta a empatia

Experimentos feitos pelo periódico Tendências em Ciências Cognitivas afirmam que a exposição a longo prazo a obras de ficção promove melhorias na empatia. Isso porque, teoricamente, ser empático está designado a interações do mundo social e as histórias, geralmente, abordam personagens com temas que geram identificação durante a leitura

#DicaCucé: para te ajudar a incluir a leitura na rotina de estudos, de forma virtual, existem diversos aplicativos como Amazon Kindle, Google Play Livros, Kobo e Wattpad. Para os que preferem ouvir as histórias, as plataformas Ubook, Tocalivros e 12min oferecem audiobooks nas versões pagas e gratuitas. Basta escolher o seu preferido e mergulhar na leitura. 

📲 Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Como manter a autodisciplina nos estudos? 

Quais os benefícios de ter um cronograma de estudos personalizado?

Até o próximo!

Fonte: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Tags:, , , , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário