• Blog
  • Conheça os vídeos e livros que vão transformar você em um médico empreendedor!

Conheça os vídeos e livros que vão transformar você em um médico empreendedor!

Blog

Conheça os vídeos e livros que vão transformar você em um médico empreendedor!

Conheça os vídeos e livros que vão transformar você em um médico empreendedor!

Ter sucesso em um país tão burocrático quanto o Brasil pode ser um desafio para qualquer pessoa, mas o fato é que, mesmo diante de algumas dificuldades, existem excelentes oportunidades no mercado atual. Por isso, conhecer os vídeos e livros que vão transformar você em um médico empreendedor pode ser muito importante.

Estar sempre estudando já é uma rotina para profissionais de saúde. Essa característica faz com que você adquira os conhecimentos imprescindíveis e as habilidades necessárias para desenvolver ainda mais a sua carreira e sua marca. Confira o conteúdo a seguir e veja algumas opções interessantes.

Ted Talks

Você já deve ter ouvido falar sobre as Ted Talks, que são palestras de curta duração promovidas pela Fundação TED e que fazem sucesso em todo o mundo. São escolhidas pessoas que podem engajar e influenciar o público de maneira positiva, mostrando novos caminhos. Veja alguns bons exemplos abaixo.

Como se cura a medicina?

A palestra “Como se cura a medicina?” é bastante interessante para quem deseja se tornar um médico empreendedor. Ela é feita pelo cirurgião e jornalista de saúde Atul Gawande e não leva mais do que alguns minutos, como é o padrão do Ted, para mostrar que a tecnologia e os tratamentos modernos estão tirando o foco do paciente.

Esse é um tema muito atual, que está em voga por conta do atendimento humanizado e da necessidade que os acadêmicos e recém-formados de hoje têm em utilizar ferramentas e recursos digitais para fazer diagnósticos. Para Gawande, a prática médica pode melhorar com medidas simples, como a mera adoção de checklists.

Ouse discordar

Essa palestra do Ted mostra que saber com profissionais de diferentes formações e experiências deve ser partir habitual da rotina de qualquer médico generalista ou especialista. No entanto, não é novidade para ninguém que trabalha na área que há uma comunicação falha e um intercâmbio ineficiente de informações nesse ramo.

A palestrante e escritora Margaret Heffernan toca nesse tema delicado com maestria, ao explicitar que há uma fuga de conflitos, mas que, na realidade, eles podem ser construtivos e vantajosos quando realizados de maneira adequada e eficiente. Com um melhor engajamento entre médicos e pacientes, o crescimento pessoal e profissional se torna notável.

Lições de vida de um publicitário

Um dos diferenciais das palestras do Ted é que ele não se preocupa em se concentrar apenas no conteúdo e, com isso, abre espaço para despertar o interesse por meio do humor. E é justamente isso que quem deseja conhecer os vídeos e livros para virar um médico empreendedor encontrará no vídeo “Lições de vida de um publicitário”.

Feita por Rory Sutherland, que é vice-presidente de uma grande agência de publicidade, essa palestra fala sobre a geração de valor e, como isso, pode afetar as decisões, independentemente da área de atuação da pessoa. Sutherland ressalta que marketing e posicionamento são cruciais para o sucesso também na área da saúde.

De onde vêm as boas ideias?

A palestra “De onde vêm as boas ideias?” mostra que, da mesma forma que qualquer outro tipo de empreendedor, o médico pode enfrentar dificuldades administrativas e mercadológicas na rotina do seu consultório e isso exige que ele evite as distrações e encontre as ferramentas certas para superar esses obstáculos.

A criatividade é uma das maneiras de vencer essas barreiras e de oferecer um diferencial, sobretudo em um segmento no qual há muita pouca variação na atuação profissional e nas formas de empreender. O autor ressalta que boas ideias não são frutos somente apenas de momentos de genialidade, mas também de processos construídos e estimulados.

Livros

Se por um lado as Ted Talks podem ser uma excelente fonte de conhecimentos para os médicos empreendedores, não dá para deixar de lado o conteúdo importantíssimo que as páginas dos bons livros do ramo proporcionam. Confira abaixo alguns títulos que não podem faltar em sua estante.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

O livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, do autor Dale Carnegie, é um best-seller há décadas em praticamente todo o planeta e isso não ocorreu à toa. É uma obra que transmite ensinamentos bastante interessantes a respeito dos relacionamentos entre os humanos, tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal.

Ele ensina, por exemplo, que para se relacionar bem com os outros, você deve ter empatia e procurar ver o mundo através dos olhos dos seus interlocutores. Para conseguir isso, logicamente, você precisa organizar seus pensamentos e usar algumas técnicas práticas, como não reclamar, sorrir e lembrar-se dos nomes das pessoas.

Gestão de Clínicas Médicas ou Consultórios

Na obra “Gestão de Clínicas Médicas ou Consultórios”, de Antônio Ribeiro, você encontrará ensinamentos fundamentais para empreender no ramo da saúde, uma vez que, esse livro é considerado um importante guia para gestores da área médica e de empresas que estejam sediadas nesse segmento do mercado.

O autor fala sobre diversos desafios e complicações que estão presentes na gestão de negócios nesse ramo, ilustrando os seus exemplos com tabelas e gráficos. As páginas exibem um verdadeiro passo a passo de como montar um plano de negócios para consultórios e clínicas, além de oferecer dicas de especialistas em administração.

Se Disney administrasse seu hospital

O título pode até soar estranho para quem deseja ser um médico empreendedor, mas o fato é que o sucesso da obra “Se Disney administrasse seu hospital” é totalmente justificável por conta do seu conteúdo interessante e inteligente. Com um pouco de mente aberta, é possível perceber que a gestão dos parques pode ser extrapolada para estabelecimentos de saúde.

O autor, Fred Lee, é um renomado especialista na área de marketing e trabalhou tanto na Disney, quanto em grandes hospitais. Ao longo das páginas, Lee traça um panorama, no qual explica as lições aprendidas com os modelos de satisfação do consumidor, que podem ser aplicadas com eficiência em todo o tipo de empreendimento.

Esses são os vídeos e livros que transformarão você em um médico empreendedor! Não deixe de conferi-los para, dessa maneira, se tornar um profissional muito mais completo e preparado para o sucesso!

E agora, pronto para ser um médico empreendedor? Então, compartilhe livremente esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário