• Blog
  • Métodos de estudo que potencializam a preparação para o TED

Métodos de estudo que potencializam a preparação para o TED

Blog

Métodos de estudo que potencializam a preparação para o TED

Métodos de estudo que potencializam a preparação para o TED

Para fazer uma boa prova do TED, os estudos devem ser guiados pela organização. Devido ao cenário de pandemia, as salas de aula foram substituídas, pela tela do computador e, para os postulantes que se organizam, essa mudança pode ser benéfica. De acordo com uma pesquisa realizada pela SurePayRoll, 86% dos entrevistados disseram que atingem a produtividade máxima quando trabalham ou estudam sozinhos.

Tempo de leitura: 10 minutos.

Existem métodos e técnicas recomendadas por especialistas que te ajudarão a ter uma preparação vencedora. Nós, do Blog da Prof. Cucé, selecionamos as principais para que você, postulante ao Título de Especialista em Dermatologia, alcance a tão sonhada aprovação.

🔖 1 – Abordagem Mnemônica

A abordagem consiste na memorização de informações complexas por meio de palavras simples. Com a prática de simplificação e associação, a técnica mostra excelentes resultados se aplicadas aos estudos, adjunto à disciplina. Afinal, essa abordagem é o método inovador utilizado pela Prof. Cucé, a fim de auxiliar os postulantes no momento de preparação.

Esse gatilho pode ser criado por meio de gráficos, símbolos, palavras, esquemas ou frases curtas relacionadas ao conteúdo estudado. Confira alguns exemplos da técnica que pode te auxiliar nessa memorização:

📌 Acrônimos: é a prática de abreviar nomes de instituições ou organizações e referência-las apenas com as iniciais de cada palavra;

📌 Canções: mais especificamente as paródias, são ótimas alternativas para memorizar o conteúdo de forma rápida e divertida;

📌 Palavras-chave: consiste em identificar uma palavra-chave para denominar um conceito ou frase, para que assim, a associação ao conteúdo seja feito naturalmente.

⏰ 2 – Técnica Pomodoro

Baseada na combinação de concentração e relaxamento, o método pomodoro define que os períodos de esforço devem ser recompensados com momentos de distração. A abordagem foi idealizada pelo italiano Francesco Cirillo que notou que sua produtividade crescia quando mesclava seu tempo de estudo com minutos de descanso.

Para utilizar essa técnica, o relógio será seu melhor aliado. O tempo convencional para fazer uso deste método é 25/5, que consiste em cinco minutos de descanso a cada 25 minutos de estudos. A abordagem pode te ajudar a evitar distrações durante o período concentrado e te manter relaxado. Como resultado positivo você terá maior produtividade ao longo da sua preparação para o TED

📚 3 – Método Robinson

Também conhecido pela sigla EPL2R – que traduz os momentos fundamentais para fixar o aprendizado: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. Confira como seguir esses passos sem dificuldade!

1️⃣ Explorar: conhecer com detalhes a obra a ser lida (texto, livro, e-book), explore ao máximo o conteúdo que será estudado e destaque os principais objetivos encontrados na leitura.

2️⃣ Perguntar: após a leitura geral, separar partes do texto que não ficaram claras e elencar perguntas a partir desses trechos. O importante é questionar o que foi apresentado na obra, dessa forma, as dúvidas serão quase nulas.

3️⃣ Ler: agora é hora de analisar e resumir. Leia o texto e se atente aos pontos de maior destaque do conteúdo, diferencie as partes fundamentais das complementares. Para que essa tarefa se torne mais rápida, faça anotações e marcações ao longo da leitura.

4️⃣ Rememorar: esse passo deve ser dado a cada sessão de estudo ou capítulo concluído. Para fixar o que foi aprendido até aqui, realize um resumo mental ou, se preferir, anote os pontos mais importantes que foram recordados. Isso fará com que as dúvidas não esclarecidas sejam sanadas.

5️⃣ Repassar: faça uma análise completa do conteúdo aprofundado. Reúna as anotações, resumos e mapas mentais produzidos para checar o entendimento dos tópicos. É interessante ouvir a opinião dos colegas sobre o tema estudado e discutir os pontos de maior relevância.

📋 4 – Mapa mental

Para as pessoas que memorizam de forma mais visual, essa é a técnica ideal para potencializar seus estudos e ajudar a fixar a aprendizagem. Primeiro, é necessário eleger um tema central para o mapa mental e, logo em seguida, segmentar subtópicos por meio de setas e cores variadas, para que a memorização visual e conexão dos assuntos sejam efetivas no momento da revisão.

📝 Coloque o tema principal no centro da anotação;

🔎 Faça conexões a partir do elemento central;

🖍️ Utilize cores e formas diferentes para cada informação inserida.

Para aqueles que se saem melhor no meio digital, existem plataformas que possibilitam a construção de mapas mentais no formato online.

📊 5 – Testes práticos

Consiste em revisões, como simulados, mas que são produzidos pelos próprios postulantes com dúvidas individuais. O método auxilia na economia de tempo no período de estudos e age diretamente nas áreas em que as dúvidas são mais recorrentes. De acordo com a Associação de Ciências Psicológicas (APS), a abordagem ganhou nota máxima no ranking sobre estratégias de estudo em 2013.

Ficou motivado para se organizar nos estudos e alcançar a preparação vencedora no TED? Confira também algumas dicas de como se concentrar para estudar e evitar distrações.

Tags:, , , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário