• Blog
  • Saiba como participar dos 4 principais congressos de dermatologia

Saiba como participar dos 4 principais congressos de dermatologia

Blog

Saiba como participar dos 4 principais congressos de dermatologia

Saiba como participar dos 4 principais congressos de dermatologia

Apostar no aprimoramento contínuo e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos é algo fundamental para atuar em qualquer segmento do mercado. Quando falamos da medicina, isso é ainda mais importante. Por isso mesmo, você não pode deixar de saber como participar dos 4 principais congressos de dermatologia do Brasil.

Existem eventos de alto nível em todo o país, principalmente nessa especialidade, que é uma das que mais avançam em termos de tecnologia, com melhoras recorrentes nos seus procedimentos, tratamentos e metodologias. Confira o conteúdo a seguir e descubra onde você precisa estar!

Sobre a SBD

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) congrega, atualmente, mais de 8 mil associados em seu quadro. Trata-se da elite intelectual da dermatologia brasileira, que contribui incansavelmente para a promoção da ciência e o aprimoramento dos conhecimentos acerca da área, colaborando por meio de estudos e pesquisas.

Um dos seus focos são as doenças infectocontagiosas e tropicais, o que demonstra que a dermatologia brasileira vem dando uma excelente contribuição no desenvolvimento desse ramo em todo o planeta. Diante dessa realidade, não é difícil perceber que profissionais e estudantes podem tirar grande proveito ao participar de eventos realizados por ela.

Nos dias de hoje, a Sociedade Brasileira de Dermatologia detém 81 serviços credenciados por todos os estado brasileiros, que funcionam como alicerces fundamentais da entidade, sendo imprescindíveis para a formação de médicos cada vez mais qualificados, com alto grau de competência e elevada contribuição para a sociedade e os pacientes.

Principais congressos organizados pela SBD

1. III Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD

O III Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas da SBD ocorrerá entre 1 e 3 de novembro e será sediado em Brasília, no Distrito Federal. O evento contará com alguns dos mais importantes nomes, nacionais e internacionais, na dermatologia, que discutirão sobre os tópicos mais proeminentes na área de cabelos e unhas.

A programação científica incluirá novas terapêuticas, novidades nas dermatoses comuns, sobretudo as onicomicoses, bem como as diversas formas de alopecia. Os presentes também poderão participar de dois blocos de rotina sobre os desafios do dermatologista, no que tange as doenças ungueais e a queda de cabelo.

Entre os maiores destaques do evento, está a americana Antonella Tosti, professora titular da Universidade de Miami e que é, atualmente, uma referência mundial na dermatologia capilar, na dermatoscopia e no tratamento de desordens do couro cabeludo. Ela é uma participante frequente de conferências internacionais.

Outro nome presente de destaque será Sergio Vañó Galván, da Espanha, que é um grande especialista no tratamento da alopecia e em transplante capilar, por meio das técnicas FUSS e FUE. Ele também leciona na Unidade de Tricologia do Hospital Universitario Ramón y Cajal e atua na clínica Grupo Pedro Jaén, na cidade de Madri.

Há, ainda, a possibilidade interessante que o Congresso oferecerá de participar do Curso de Transplante Capilar, com a realização de uma cirurgia ao vivo e posterior debate dos pontos favoráveis da técnica FUE, bem como as suas indicações, ferramentas e contraindicações, além dos instrumentos necessários e das variações da mesma.

Também ocorrerá uma exibição em vídeo de diversas modalidades cirúrgicas do tratamento de afecções ungueais, junto ao debate dos cuidados, indicações e abordagens realizadas por profissionais em todo o mundo. A cosmiatria de cabelos & unhas não fica de fora, com a discussão dos hábitos de embelezamento da sociedade moderna.

2. II Simpósio de Envelhecimento e 12º Simpósio de Cosmiatria e Laser da SBD

Com os avanços da tecnologia e o aumento da expectativa de vida da população, não dá para não debater temas como a longevidade e a qualidade de vida na terceira idade. Diante dessa realidade, você não pode deixar de confirmar a sua presença no II Simpósio de Envelhecimento e 12º Simpósio de Cosmiatria e Laser da SBD.

O evento ocorre entre os dias 29 e 30 de março de 2019, na cidade do Rio de Janeiro. É uma excelente oportunidade para questionar e debater a importância da autoestima e dos cuidados estéticos em todas as faixas etárias, além das possibilidades e da eficiência por meio da abordagem com técnicas a laser.

3. 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia acontecerá no Rio de Janeiro, entre 11 e 14 de setembro de 2019. É um evento tradicional, mas que propõe uma renovação da programação científica, com ênfase nas terapêuticas dermatológicas e na abordagem às patologias comuns no dia a dia do dermatologista.

Haverá uma prioridade para os assuntos de maior interesse, com mais tempo para discussão. Outro ponto alto será a maior visibilidade à pungente e inovadora produção científica brasileira, abrindo um grande espaço para apresentações de trabalhos de investigação e o debate inteligente dos principais casos clínicos.

4. 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia

O 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia terá lugar em Palmas, no Tocantins, ocorrendo entre 13 e 17 de novembro de 2018. É uma edição especial dos eventos realizados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com uma programação muito interessante, diagramada em função da comemoração dos 70 anos da entidade.

A escolha do local não foi por acaso, uma vez que esse estado é endêmico em hanseníase. No evento, neurologistas, médicos de família, dermatologistas, infectologistas, agentes comunitários de saúde, pesquisadores e outros profissionais da área de saúde promoverão o debate de temas sobre o comportamento e a legislação relativa a essa enfermidade.

O objetivo principal é congregar pessoas e promover uma troca de experiências, sobretudo de quem atua no sistema público de saúde na interface da hanseníase, expondo desde assuntos médicos altamente especializados, como a eletroneuromiografia, até o entendimento dos direitos sociais das pessoas atingidas por essa patologia.

Esses são alguns dos principais congressos de dermatologia da SBD. Participando desses eventos e estudando o assunto, você amplia os seus conhecimentos e se torna um profissional mais completo, pronto para atuar em perfeita consonância com as melhores práticas em voga no Brasil e no resto do planeta.

Gostou de conhecer os principais congressos de dermatologia da SBD? Então divida esses conhecimentos compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Deixe um comentário