• Blog
  • O que você precisa saber sobre a prova TED

O que você precisa saber sobre a prova TED

Blog

O que você precisa saber sobre a prova TED

O que você precisa saber sobre a prova TED

Todas as pessoas que trabalham na área de dermatologia ou, até mesmo, os médicos que atuam em especialidades afins, sabem que, para ganhar autoridade e credibilidade nesse segmento, é fundamental ter a devida certificação. Por isso, aprender tudo o que você precisa saber sobre a prova TED é muito importante.

Todos os anos, há a possibilidade de se tornar um especialista, de maneira concreta, ao realizar e ser aprovado nesse exame, oferecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com avaliações práticas, teóricas e oral.

Sendo assim, confira o conteúdo a seguir, aprenda um pouco mais sobre o assunto e prepare-se!

Informações sobre as provas

Conseguir se tornar um dermatologista, logicamente, não é uma tarefa simples e, além da graduação em medicina, o profissional também precisa ter o devido reconhecimento da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Para isso, todos os anos, é oferecida uma prova de título, popularmente conhecida pela sua sigla: TED.

Existem duas maneiras de estar apto a prestar o exame. Uma possibilidade é fazer uma residência em dermatologia reconhecida pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A outra é obtendo a experiência atuando no campo durante o período de seis anos, fazendo ou não uma pós-graduação ou uma especialização.

O exame é aplicado uma vez ao ano e pode ser dividido em etapas, sendo que a primeira delas é uma avaliação teórica formada por questões de múltipla escolha, enquanto a segunda é chamada de teórico-prática, também com questões de múltipla escolha, mas com o adendo de imagens e fotos de pacientes, lesões e doenças, por exemplo.

Passar na prova TED, portanto, é imprescindível para que um médico seja considerado realmente um especialista em dermatologia e possa atuar na área de acordo com as regras da SBD e do próprio Conselho Federal de Medicina, que diz, em suas normatizações, que um médico só pode declarar vínculo com uma especialidade se for detentor do título correspondente.

Assuntos e matérias abordados

Como dissemos, podemos dividir a prova TED em, basicamente, duas etapas distintas, que se complementam na avaliação. Vale lembrar que elas são eliminatórias e os candidatos precisam acertar 60% das questões em cada fase. Conseguindo alcançar essa porcentagem em ambas, eles ganham o título de especialistas.

A primeira etapa é a teórica, dividida em 80 questões de múltipla escolha com alternativas de A a E, que deve ser realizada em até 4 horas. Os assuntos abordados envolvem os mais variados temas da dermatologia, indo da clínica à cirurgia, passando pela dermatoscopia, a micologia, a histopatologia e muito mais — porém, sem o uso de imagens.

Quem passar e garantir seu direito a fazer a segunda fase do exame precisará se concentrar muito para a avaliação teórico-prática, que englobará 40 questões sobre os mais diversos casos clínicos, noções laboratoriais e propedêuticas, micologia médica, cirurgia, cosmiatria, histopatologia e outros tópicos. Mais uma vez, será preciso acertar 60% (24 de 40) para ser aprovado, em um período máximo de 3 horas e meia.

Formulação das questões

Como o TED é uma prova que confere o título de especialista em dermatologia para um médico, é natural que as questões tenham um grau de dificuldade elevado, visto que essa é uma área de alta tecnicidade e que precisa estar em constante evolução, para oferecer o melhor prognóstico para o paciente e um bom serviço para a sociedade.

Sendo assim, a avaliação tem o intuito de aferir conhecimentos aprofundados, e a banca cobra, ainda que de maneira direta e clara, temas que sejam inerentes à especialidade e suas aplicações, sejam na clínica, sejam na cirurgia. Assuntos que estejam em destaque também costumam ser abordados, tendo lugar garantido entre as tarefas.

Preparação para a prova TED

Confira a bibliografia indicada pela SBD

Quando a SBD lança o edital da prova TED, ela disponibiliza uma bibliografia específica para que os candidatos estudem. Diante dessa realidade, é natural que qualquer pessoa que deseje a aprovação utilize essa informação a seu favor, conferindo quais são as obras e os autores recomendados pela própria instituição que realiza o exame.

Como a área é muito ampla, esse direcionamento é crucial e pode fazer a diferença na hora de conquistar a aprovação na prova de título de especialista. Normalmente, são títulos bastante expressivos para os dermatologistas, que envolvem assuntos de clínica, cirurgia, tricologia, dermatologia laboratorial e muito mais.

Não deixe de fazer um curso online

Uma estratégia muito eficiente para se preparar para a prova TED é escolher um bom curso preparatório e, de preferência, estudar online. Como a rotina profissional dos médicos é muito atribulada e, na maioria das vezes, não pode simplesmente ser interrompida para que ele se lapide para o exame, essa opção é muito interessante.

Existem alternativas com excelentes percentuais de aprovação e que englobam os principais conhecimentos a serem avaliados pela banca examinadora. O material é disponibilizado pelos professores, com o apoio de ferramentas, como artigos, simulados, exercícios práticos, lâminas e muito mais.

Monte o seu próprio cronograma

Por fim, sobretudo se você optar por um curso online, ficará muito mais simples se organizar para conciliar o seu trabalho com os momentos de estudo. Para fazer isso da melhor maneira, a estratégia ideal é tentar montar um cronograma de atividades, adequando as suas determinações de acordo com o que for acontecendo.

Você pode, por exemplo, montar uma tabela com as tarefas que devem ser realizadas primeiro, em sintonia com o módulo em que estiver no momento. Pegue uma folha de papel e escreva seus dias da semana e os horários disponíveis ou aproveite a tecnologia e use um bom aplicativo para fazer isso.

Agora, você já pôde aprender tudo o que precisa saber sobre a prova TED e está mais apto não apenas a ser aprovado nesse exame e obter o título de especialista, mas também a estudar melhor e aprimorar os seus conhecimentos nessa área!

Gostou de conferir tudo o que você precisa saber sobre a prova TED? Quer apostar em um curso com a mais alta qualidade de ensino e uma excelente metodologia para ser aprovado nesse exame? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!