• Blog
  • O que você precisa saber sobre estudar resolvendo questões de provas anteriores

O que você precisa saber sobre estudar resolvendo questões de provas anteriores

Blog

O que você precisa saber sobre estudar resolvendo questões de provas anteriores

O que você precisa saber sobre estudar resolvendo questões de provas anteriores

Nos dias de hoje, passar em algum concurso é cada vez mais difícil, visto que o conhecimento humano não para de crescer, e o grau de exigência das bancas examinadoras tende a acompanhar essa realidade. Diante desse contexto, saber como estudar resolvendo questões de provas anteriores é o diferencial que você precisava para garantir bons resultados.

Esse é um método que vem se mostrando bastante vantajoso, até mesmo porque ajuda a manter o foco e evitar distrações, ao mesmo tempo em que o estudante começa a dominar melhor algumas técnicas de resolução de resposta para os assuntos mais abordados. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema.

Vantagens de estudar com provas anteriores

Você treina seu tempo de resposta

Muita gente não pensa o suficiente sobre isso, mas o fato é que, ao fazer as provas anteriores, você começa a se acostumar e a se adestrar para ter um bom tempo de resposta. Isso é imprescindível para ter sucesso nesse desafio, visto que existem questões complexas e que demandam mais raciocínio para serem respondidas corretamente.

Ao treinar e praticar bastante, você vira uma espécie de “especialista” nos modelos de prova e terá maiores possibilidades de resolver os temas propostos em um período adequado. Assim, não há o risco de se esforçar muito e acabar não sendo aprovado simplesmente porque calculou mal os minutos e não chegou ao final do teste.

Você agrega prática com teoria

Outro grande benefício de estudar resolvendo questões de provas anteriores é que, dessa forma, você une prática com teoria. Isso é muito importante, afinal, ficar lendo o tempo todo tentando decorar os assuntos não é o que fará com que você consiga a sua aprovação no final das contas.

Assim, é possível se concentrar um pouco mais nos temas cobrados com maior frequência e, assim, não se perder com o imenso volume de capítulos de livros e outros materiais. Você, com o tempo, entenderá quais as questões mais vitais de cada tema e que, consequentemente, poderão ser perguntadas nas provas.

Ainda que a parte teórica seja importante, é preciso usar estratégias para internalizar as informações e permanecer com elas na memória para sempre. Em linhas gerais, é resolvendo exercícios que se aprende e, estudando os concursos anteriores, é bem possível ser um dos aprovados no próximo!

Você fixa as matérias estudadas

Muitos professores não hesitam em dizer que a melhor maneira de fixar e consolidar novos conteúdos é resolvendo exercícios. Provavelmente, você mesmo já experimentou isso durante os períodos acadêmicos da sua graduação, nos quais teve mais êxito como aluno nas matérias em que resolvia questões de livros ou provas antigas.

Isso ocorre porque é a prática que leva a dominar qualquer tema, diminuindo o risco de ter um “branco” ou esquecimentos durante as avaliações. Além disso, é uma forma de analisar se o seu desempenho está melhorando ou se você precisa realinhar as suas ações e fazer pequenas mudanças em suas estratégias para se adequar ao modelo de questão ou resposta esperada.

Dicas para estudar questões de provas anteriores

Aposte em materiais de qualidade

Quando você for estudar resolvendo questões antigas, o ideal é conseguir provas anteriores. Isso é muito interessante, visto que os exercícios, dessa maneira, tenderão a apresentar situações e graus de exigência bastante similares ao que será cobrado nas provas seguintes.

No entanto, sabemos que nem sempre isso é viável, visto que algumas bancas simplesmente não disponibilizam as questões de concursos passados. Nesses casos, você deve buscar materiais de alta qualidade, com o mesmo foco e nível de cobrança. Com isso, é possível manter o padrão e se familiarizar com estilo de cobrança.

Utilize as questões como meio de leitura

Mais do que meros exercícios, as questões de provas anteriores podem ser poderosas ferramentas de fixação de conteúdo, afinal, nem sempre é divertido e viável estudar exclusivamente por meio de textos longos e complexos. Assim, utilize a própria leitura das questões para aprender mais sobre os assuntos.

Nesse momento, o importante é ser dinâmico. Para extrair o máximo dessa técnica, você também deve simular o ambiente da prova, estipular um período máximo para ler e resolver cada questão e incluir o tempo de marcação no cartão de respostas.

Inverta a ordem do aprendizado

Outra estratégia muito vantajosa para quem quer estudar resolvendo questões de provas anteriores é tentar inverter, eventualmente, a ordem pela qual você tenta aprender os conteúdos. Nesse caso, a dica é resolver os exercícios primeiro e fazer a leitura da parte teórica depois, forçando o seu cérebro a pensar de uma maneira diferente.

Isso faz com que você, por exemplo, teste melhor o nível dos seus conhecimentos prévios e a relação que consegue fazer entre eles. Além disso, alterne o nível de questões: faça das mais difíceis às mais fáceis, ou uma difícil e uma fácil. Assim, o treino fica mais diverso, e é mais claro perceber quais são seus pontos fortes e quais são as suas maiores dificuldades em determinadas disciplinas ou assuntos.

Utilize os exercícios na hora da revisão

A revisão é uma etapa primordial para o aprendizado de qualquer conteúdo. No entanto, o que talvez você não tenha pensado é que existem diversas maneiras de fazer isso, e cada pessoa aposta em uma estratégia preferida: leitura de resumos, realização de mapas mentais e assim por diante.

Uma boa ideia para complementar as citadas é fazer exercícios com questões de provas anteriores logo após realizar a leitura de um resumo ou ter feito um mapa mental. Isso garante uma melhor condição de memorização, além de ser um excelente termômetro de aprendizagem, permitindo um retorno rápido aos pontos para compreender o que não foi entendido da primeira vez.

Como você pode ver, estudar resolvendo questões de provas anteriores é uma excelente estratégia, além de poder ser adaptada de formas diversas para o seu quotidiano de estudos. Lembre-se de escolher provas anteriores dos últimos 5 anos, para não acabar treinando com modelos de questões defasados e que não são mais usados.

E agora, pronto para estudar resolvendo questões de provas anteriores? Precisando de um incentivo extra? Então, leia nosso artigo dedicado a você, que quer passar em provas difíceis!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário