• Blog
  • Sete dicas infalíveis para se preparar para o TED 2021

Sete dicas infalíveis para se preparar para o TED 2021

Blog

Sete dicas infalíveis para se preparar para o TED 2021

Sete dicas infalíveis para se preparar para o TED 2021

Vai fazer o TED 2021 e acha que tem tempo sobrando para estudar? Hummm, talvez você esteja enganado. Um exame qualificado como o da SBD exige do candidato um grau de comprometimento bastante elevado. Em poucas palavras, você precisará de um excelente curso preparatório – como o da Prof. Cucé – , organizar uma rotina de estudos, testar seus conhecimentos, se planejar financeiramente e ainda fazer com que esses primeiros ítens (e outros mais) caibam no seu dia a dia. Tudo isso sem abdicar completamente da família, amigos e momentos de lazer. Separamos sete dicas infalíveis para se preparar para o TED 2021.

Tempo de leitura: 7 minutos.

Pescamos na rede dicas preciosas de como passar por esta fase sem maiores traumas (fontes ao fim do texto). As sete dicas infalíveis para se preparar para o TED 2021 começam com:

1. Curso preparatório

O Extensivo da Cucé é planejado especialmente para que o candidato ao TED estude com antecedência e tenha total acesso aos temas cobrados no exame da SBD. Dividido em 12 módulos, ministrados um final de semana por mês, as aulas têm início em 20 de março e término agendado para fevereiro do ano seguinte.

2. Entenda sua rotina (seja realista)

Vale a pena parar por cinco minutos e entender como funciona sua rotina. Muitos profissionais organizam planos de estudo fora da realidade e, depois, não conseguem cumpri-los. Pense em como é o seu dia a dia: De quantas horas de sono você precisa? Seria viável acordar mais cedo? Você gasta tempo no trânsito? Qual é a sua carga de trabalho? E o tempo para a família e para o lazer? Todos os detalhes da sua rotina devem ser levados em conta na hora de se programar.

3. Coloque tudo no ‘papel’

Assim fica mais fácil visualizar como seu dia será programado. Algumas pessoas preferem usar planilhas, o que é ótimo. Mas se você não se dá tão bem assim com tabelas, pode usar outro método. Uma folha de papel dividida em dias da semana ou uma cartolina grande colocada na parede do seu escritório ou espaço de estudos, por exemplo

As agendas tipo planners também podem ser úteis para isso.
Caso prefira uma organização mais digitalizada, há aplicativos para celular que cumprem bem esse papel, como o Trello, por exemplo. É possível montar o seu cronograma, criar alertas, medir resultados. Em suma, ter uma visão geral do cumprimento da rotina estabelecida.

É importante que você consiga enxergar sua semana completa, inclusive com os finais de semana.

4. Ajuste seus horários

Depois de anotar todas as suas atividades, verifique quanto tempo livre sobrou para os estudos. Não vale trapacear e encher sua semana com compromissos aleatórios. Mantenha o foco e tenha em mente que agora seu objetivo é ser aprovado no TED. E isso exige uma carga de sacrifício.

Como saber quantas horas por dia você deve estudar? Não existe uma regra que se aplique à rotina de todo mundo. O que você pode fazer é considerar alguns pontos:

  • Escolha o melhor período do dia para você: pode ser pela manhã, à noite, no fim da tarde. A maioria das pessoas consegue ser mais produtiva em um determinado turno, então aproveite isso. Determine o horário de início e fim.
  • Faça pequenos intervalos a cada duas horas. Alguns minutos para levantar, tomar água ou comer uma fruta são importantes para manter sua energia.
  • Nunca estude a mesma matéria por mais de três horas. Depois de tanto tempo, você tende a não prestar mais atenção no assunto.
    Não se preocupe em dedicar o mesmo número de horas para todas as matérias. Priorize as que você tem mais dificuldade ou as com maior histórico de presença no exame.
  • Siga sua programação determinada na agenda, planner ou app (6 dicas de como conciliar trabalho e estudos);
  • Se precisar deslocar-se para estudar, não se esqueça de contar com esse tempo em sua rotina;
  • Concentre-se em uma atividade por vez;
  • Tenha momentos de lazer e descanso;
  • Se alimente e durma bem.

5. E o fim de semana, como fica?

Provavelmente, é nos finais de semana que você terá mais tempo livre para estudar. Por outro lado, também é importante manter seus momentos de lazer. Ao planejar seu cronograma, tente escolher, pelo menos, um turno de cada dia para se dedicar aos conteúdos. Na hora de sair, pense em programas mais leves, como cinema com a família ou amigos, por exemplo. Fica mais fácil de manter a rotina.

6. Alterne as matérias

Se for estudar mais de uma matéria por dia, alterne disciplinas que não estejam diretamente relacionadas, como discromias – de abordagem mais leve – e linfomas, que requerem maior imersão. Outra dica importante é revezar diferentes maneiras de estudar: depois de ler durante uma hora, por exemplo, comece a fazer exercícios ou responder simulados.

7. Planejamento financeiro

Durante a realização de um curso preparatório é provável que você tenha que trabalhar menos para se dedicar aos estudos. Se esse for o seu caso, algumas condutas são essenciais:

  • priorize gastos;
  • evite desperdícios;
  • defina valores a serem poupados;
  • tenha foco e determinação.

E aí, gostou das nossas sete dicas infalíveis para se preparar para o TED 2021? Tem mais alguma para compartilhar? Conta para a gente pelo Facebook ou Instagram!

Crédito da imagem que ilustra o post: Photo by Matt Ragland on Unsplash
Fontes do texto: Catho | G1 | FCE

Trackback do seu site.

Deixe um comentário