• Blog
  • Técnica Pomodoro: como usar o método para facilitar os estudos para o TED?

Técnica Pomodoro: como usar o método para facilitar os estudos para o TED?

Blog

Técnica Pomodoro: como usar o método para facilitar os estudos para o TED?

Técnica Pomodoro: como usar o método para facilitar os estudos para o TED?

Uma rotina de estudos pode (e deve!) ser uma grande aliada na sua jornada de preparação rumo ao TED. Conciliar as obrigações de trabalho, família e estudos não é uma tarefa fácil, e, por isso, muitas vezes os postulantes ao exame da SBD sentem dificuldade na hora de se organizar. Quando se trata de uma prova como o TED é essencial que o estudante revise todas as matérias, para se sentir seguro na hora do exame e não deixar o nervosismo atrapalhar o rendimento. Dessa forma, técnicas de estudo, como a técnica pomodoro, foram desenvolvidas para auxiliar os estudantes e potencializar o rendimento dos estudos.

No post de hoje, nós, do Blog da Cucé, reunimos detalhes sobre a Técnica Pomodoro, como funciona e quais são seus benefícios. Confira!  

Veja também – Descubra a importância da leitura para sua preparação para o TED

Técnica Pomodoro: como funciona?

A técnica pomodoro, desenvolvida em 1998 pelo italiano Francisco Cirillo, é um método que tem como principal objetivo ajudar o estudante a organizar melhor sua rotina de estudo, de modo que ele se torne mais produtivo, sem que ocorra, necessariamente, esgotamento mental, cansaço e estresse. Ao utilizar esse método, o aluno consegue monitorar a quantidade e qualidade das atividades realizadas, além de identificar o que está sendo um obstáculo na realização das tarefas. 

O nome do método faz analogia ao tomate, que em italiano se escreve “pomodoro”. Dessa forma, o tomate representa o tempo, devendo ser dividido em 4 partes, e cada uma dessas equivale a 30 minutos. Para utilizar a técnica você precisa anotar as atividades a serem realizadas em ordem de prioridade. 

A técnica tem duração de duas horas e funciona da seguinte forma: com a ajuda de um despertador, você realiza uma atividade por 25 minutos, e em seguida, independente de ter concluído ou não, você descansa 5 minutos, e assim segue até completar as duas horas. Como recompensa, depois desse tempo, você tira 30 minutos para descansar. Dessa forma, você não sente tanto desgaste na hora dos estudos e, de quebra, consegue focar mais, tendo vista que vai ter o tempo de estudo pré-definido.

5 vantagens de aderir a técnica pomodoro

O criador do método, Francisco Cirillo, cita em seu livro “The Pomodoro Technique” alguns dos pontos positivos proporcionados pela técnica, entre eles, estão:  

1- Aumento da motivação;

2- Aumento do foco e da concentração; 

3- Aumento da conscientização na hora de tomar decisões;

4- Alívio da ansiedade/ nervosismo;

5- Aumento da determinação para atingir os objetivos e metas estabelecidos pelo estudante.

Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Por que resolver simulados e questões na reta final para o TED? 

TED: qual a importância do sono para fazer a prova? 

Fonte: Brasil Escola.

Tags:, ,