• Blog
  • Descubra qual a melhor técnica de estudos para seu tipo de aprendizado

Descubra qual a melhor técnica de estudos para seu tipo de aprendizado

Blog

Descubra qual a melhor técnica de estudos para seu tipo de aprendizado

Descubra qual a melhor técnica de estudos para seu tipo de aprendizado

Alinhar seu método de estudo ao modo de aprender é crucial para facilitar o aprendizado e a fixação de conteúdos. Para você, postulante ao TED, ter essa definição, de maneira bem clara, é de extrema importância para que possa garantir horas de estudo eficazes e, dessa forma, alcançar uma preparação vencedora. De acordo com especialistas em educação, existem três tipos de aprendizado – visual, auditivo e cinestésico – que são adotados pelos estudantes de acordo com as personalidades de cada um.

Tempo de leitura: 4 minutos.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e a definir qual o seu modo de aprender, nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo especial, com detalhes de cada tipo de aprendizagem, características das pessoas que se enquadram em cada uma delas, além de dicas de organização dos estudos. Alcance a sonhada aprovação no TED com as nossas sugestões! Continue lendo para conferir.  

Veja também: Métodos de estudo que potencializam a preparação para o TED

🖼️ Visual: imagens como elementos de fixação do conteúdo

Como a própria nomenclatura sugere, as pessoas que se enquadram no tipo visual, têm nas imagens o grande apoio para fixação da aprendizagem, ou seja, os alunos desse grupo conseguem memorizar matérias, nomes e dados quando estimulam a visão, por meio de slides, gráficos e ilustrações, por exemplo. Além disso, para eles, qualquer som pode funcionar como uma distração e, por isso, tendem a preferir estudar em locais silenciosos. 

🧏 Auditivo: o poder da escuta ativa

Alunos auditivos precisam de silêncio e concentração para ouvir os professores e repassar o conteúdo em voz alta, no pós-aula, para fixar a aprendizagem. Audiobooks, documentários em áudio e podcasts, que abordam os temas estudados para a prova do TED, são boas alternativas para os que se enquadram neste grupo. Sons tranquilos e instrumentais tendem a ajudar as pessoas que simpatizam com este modo de aprender a ter mais concentração e foco para estudar. 

📝 Cinestésico: preferência por situações práticas

O aprendizado cinestésico se caracteriza pela utilização do tato e preferência por situações práticas para absorver melhor os conteúdos. Para essas pessoas, a dica é retirar as matérias do campo imaginário e tentar trazê-las para a realidade, por meio de gestos, movimentos e outras ações que possam tornar a experiência mais palpável. Além disso, também é recomendável fazer intervalos mais frequentes e relaxantes, tendo em vista que esses alunos tendem a não aguentar muito tempo parados. 

🎖️ Dicas para uma preparação vencedora rumo ao TED

Agora que você já entendeu sobre os tipos de aprendizado, nossa dica é adequar seus períodos de estudo à maneira que tiver mais facilidade e que esteja alinhada com sua personalidade. Se ficar em dúvida, recomendamos que teste qual delas é a melhor para você ou combine técnicas diferentes, caso se identifique com mais de uma. E para te ajudar ainda mais a potencializar sua preparação para o TED, elencamos algumas dicas infalíveis para seguir sem medo e alcançar a sonhada aprovação na prova de título. 

  • 👨‍💻 Conte com apoio de um curso preparatório
  • ⏳Entenda sua rotina e seja realista consigo mesmo; 
  • 🗓️ Programe sua rotina de estudos com apoio de planners, agendas ou planilhas; 
  • ⏰ Ajuste os seus horários para conciliar seu trabalho e momentos de estudo; 
  • 📚 Alterne as disciplinas, caso estude mais de uma matéria por dia; 
  • 🧘‍♀️ Priorize sua saúde mental e noites de sono; 
  • 🥦 Consuma alimentos que potencializam as funções do cérebro e mantenha-se hidratado. 

Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Importância da alimentação para rendimento dos seus estudos para o TED

5 motivos para fazer a prova do TED

Até o próximo!

Tags:, , ,

Trackback do seu site.

Deixe um comentário