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TED: qual a importância do sono para fazer a prova?

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TED: qual a importância do sono para fazer a prova?

TED: qual a importância do sono para fazer a prova?

Postulante ao TED, além de investir em cursos preparatórios e horas a fio de estudo, garantir sono saudável também é primordial para que alcance sua sonhada aprovação no TED, uma vez que noites mal dormidas podem refletir em falta de concentração, cansaço e estresse durante o dia. Uma pesquisa publicada na revista Nature, revela que pessoas que não dormem o suficiente também podem apresentar lapsos de memória e distorção na percepção visual devido a falhas de comunicação temporárias entre os neurônios – o que se assemelha a alguns efeitos perigosos da embriaguez. 

Tempo de leitura: 5 minutos.

Para te ajudar a entender mais sobre a relação entre sono e produtividade, nós, do Blog Cucé, preparamos este conteúdo especial, no qual também reunimos dicas para te ajudar a manter seu sono regulado, principalmente, nesta reta final rumo a prova do TED. Continue lendo para conferir! 

Veja também: Importância da alimentação para rendimento dos seus estudos para o TED

📚💤 Entenda a relação entre e sono e produtividade nos estudos

Especialistas apontam que dormir bem é essencial para dias mais produtivos, tendo em vista que a privação do sono pode causar desatenção e sonolência diurna, o que pode interferir em todas as atividades diárias e prejudicar a produtividade e rendimento durante sua rotina de estudos para o TED. Isso acontece porque, durante as fases do sono, o corpo descansa e se recupera para o próximo dia. Além disso, alguns hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo são liberados, exclusivamente, durante a noite.

O estudo publicado na revista Nature, realizado por pesquisadores da Universidade de Los Angeles, nos EUA, evidencia essa relação entre falta de sono saudável e rendimento ao descobrir que, quanto mais cansadas as pessoas ficam, menor é a capacidade de pleno funcionamento dos neurônios. A explicação dos pesquisadores é simples: a fase mais profunda do sono – conhecida pela sigla REM – abrange cerca de 20% da noite, é nela que ocorre a consolidação do aprendizado e da memória. Quando dormimos de maneira insuficiente, significa que não atingimos esta etapa, o que gera as consequências supracitadas. 

Como melhorar a saúde do sono?

Agora que já entendeu mais detalhes sobre a relação entre sono desregulado e baixa produtividade nos estudos, listamos abaixo atitudes simples para adotar em seu dia a dia e alcançar um sono mais saudável, o que refletirá, de maneira positiva, em sua preparação para o TED

  • ⏰ Estabeleça e respeite um horário para dormir e acordar, que contemple ao menos 7 horas de sono por noite;
  • 🌡️ Mantenha seu quarto com temperatura agradável; 
  • 🔇 Deixe todas as luzes do seu quarto apagadas e desconecte aparelhos que causam ruídos sonoros; 
  • ☕ Evite consumo de bebidas com cafeína tarde da noite;
  • 📴 Desligue seus aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de deitar.

Dicas para evitar sonolência durante as horas de estudo

Além de uma boa noite de sono, alguns hábitos podem te ajudar a evitar sonolência nos estudos, que pode influenciar, de forma negativa, sua produtividade. Listamos alguns deles:

  • 🍎 Faça lanches nutritivos;
  • 💧 Hidrate-se de maneira adequada;
  • 🧘‍♂️ Dê uma pausa nos estudos para se alongar.

Conheça o Blog da Cucé

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará materiais e dicas para te ajudar a alcançar a sonhada aprovação no TED. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

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Até o próximo!

 

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