• Blog
  • Ginecologia e obstetrícia: Quais as vantagens de obter o TEGO?

Ginecologia e obstetrícia: Quais as vantagens de obter o TEGO?

Blog

Ginecologia e obstetrícia: Quais as vantagens de obter o TEGO?

Ginecologia e obstetrícia: Quais as vantagens de obter o TEGO?

Médicos que buscam reconhecimento no mercado precisam ter títulos com a chancela de instituições com credibilidade. Assim, o profissional que quer obter o título de especialista em ginecologia e obstetrícia deve se preparar para o TEGO.

É uma prova complexa e que, por isso, vai exigir uma boa preparação do candidato. No entanto, é um esforço que vale a pena, devido ao peso que essa aprovação tem para o crescimento na carreira médica.

Quer entender melhor o que é o TEGO, as vantagens de se obter esse título e as dicas para se preparar bem para o exame? Confira nosso post!

O que é TEGO?

O título de especialista em ginecologia e obstetrícia (TEGO) é o reconhecimento oficial da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e da AMB (Associação Médica Brasileira) de que o médico pode atuar, de forma efetiva, como um especialista nessa área.

Dessa maneira, ser aprovado nesse exame comprova a capacidade clínica de atender na área de ginecologia e obstetrícia. Em outras palavras, é como se fosse um selo de qualidade que o médico obtém de uma entidade de renome de que está apto a exercer a especialidade.

Como é a prova?

O exame do TEGO é ministrado pela Febrasgo e é realizado uma vez ao ano. Na primeira fase, o aluno faz uma prova teórica de múltipla escolha com 100 questões (50 questões de ginecologia e 50 questões de obstetrícia). Quem é aprovado na fase teórica segue para a prova prática, em que algumas situações (clínicas e cirúrgicas) são criadas para que se avalie a prática clínica do aluno.

Para o candidato participar da prova, a Febrasgo exige alguns pré-requisitos. No exame de 2018, por exemplo, além da inscrição definitiva no Conselho Regional de Medicina (CRM), era necessário cumprir uma das exigências abaixo:

  • ter feito, no mínimo, 2 anos de residência médica em Obstetrícia e Ginecologia em programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC) — para quem iniciou o programa até o ano de 2006;
  • ter feito, no mínimo, 3 anos de residência médica em Obstetrícia e Ginecologia em programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC) — para quem iniciou o programa a partir de 2006;
  • comprovar atividade profissional em Obstetrícia e Ginecologia por, no mínimo, 6 anos.

A dica para os profissionais que querem prestar o exame para obter o TEGO é, antes de fazer a inscrição, ler com muita atenção o edital para se certificar de que estão aptos para tentar a certificação e também para entender a dinâmica da prova.

Quais as vantagens de obter esse título de especialista em ginecologia e obstetrícia?

O profissional que conquista o título de especialista em ginecologia e obstetrícia ganha um respaldo da federação brasileira dessa especialidade em termos de atuação. Assim, passa a trabalhar com uma segurança jurídica maior, pois conta com a chancela de que está apto a exercer essa atividade.

Além disso, atualmente, a maioria dos hospitais exige esse título de especialista para que o médico possa atuar no segmento. Os hospitais buscam profissionais com esse reconhecimento a fim de garantir uma segurança maior para a instituição e também para o paciente — porque ele será atendido por um profissional que está habilitado e atualizado nas questões da especialidade.

Dessa maneira, ser aprovado na prova do TEGO vai aumentar as oportunidades profissionais para o médico, já que ele passa a ter uma autorização formal de se divulgar como especializado nesse campo. Isso porque ele cumpriu os requisitos exigidos e detém as habilidades necessárias para ser denominado ginecologista e obstetra, podendo atuar legalmente nesses atendimentos.

Por esse motivo, apesar do rigor do TEGO, é importante que os médicos dessa especialidade se organizem e comecem a estudar com afinco para essa prova.

Por que apostar em um título da Febrasgo?

A Febrasgo foi fundada em 1959 e trabalha para promover e zelar pelo aperfeiçoamento técnico e científico, bem como pelas questões éticas do exercício profissional de ginecologistas e obstetras. Assim, atua como entidade representante dos médicos brasileiros dessa especialidade.

É, portanto, uma federação gabaritada para formar especialistas da área. Dessa maneira, ter o título torna-se, sem dúvida, um diferencial na carreira.

Como estudar para obter o TEGO?

A prova do TEGO tem um alto grau de exigência e muito do conteúdo exigido não é aprendido nas aulas da graduação. Então, como estudar para o exame? Para que o candidato não se perca em meio a tantas leituras, a recomendação é procurar um curso preparatório direcionado especificamente para essa prova — como o oferecido pelo Professor Cucé.

Com carga-horária de 80 horas, o conteúdo programático foi desenvolvido por professores altamente qualificados na área. Assim, contempla, de maneira prática, os 35 capítulos exigidos nesse exame.

Além do referencial teórico, o curso tira dúvidas dos candidatos, discute casos clínicos e apresenta temas atuais da área. A vantagem é que o aluno pode estudar online e, assim, assistir às aulas nos horários mais convenientes e de onde quiser.

O curso — além de preparar o aluno para ser aprovado na prova do TEGO — também é importante para aprimorar ainda mais o trabalho do médico que vai atuar na ginecologia e na obstetrícia. Por isso, é um investimento que traz ganhos também para a rotina de atendimento.

Ao realizar uma preparação específica como essa, o médico sabe que estudará todos os temas cobrados na prova. Desse modo, pode ficar mais tranquilo para realizar o exame, já que terá mais chances de obter essa certificação tão importante para a carreira.

Agora, você já sabe da importância de obter o título de especialista em ginecologia e obstetrícia. Conseguir o reconhecimento de uma entidade como a Febrasgo dá ao médico o respaldo para que ele possa exercer livremente os atendimentos nessa especialidade. Dessa maneira, é fundamental obter uma boa preparação para a prova do TEGO para conseguir a certificação.

Ficou interessado no curso preparatório para obter o TEGO? Então, comece agora a se planejar — entre em contato com a equipe do Professor Cucé e receba mais detalhes do programa!

Deixe um comentário